Notícias

Vendas no varejo do Japão têm forte alta em agosto

©Keyword Suggest/Free

O consumo privado no Japão registrou o maior crescimento percentual desde dezembro.

Atualizado em 09/10/2018


As vendas no varejo do Japão cresceram mais forte que o projetado pelo mercado para o mês de agosto, atingindo o maior percentual de avanço em nove meses e marcando dez altas mensais consecutiva em termos anualizados, de acordo com dados do Governo do país divulgados na última sexta-feira.

O relatório preliminar do Ministério de Economia, Comércio e Indústria mostra que as vendas saltaram 2,7% em agosto na comparação com o mesmo mês de 2017.

Trata-se do maior percentual de avanço no setor desde dezembro do ano passado, em sinal que o consumo privado tem colaborado para o crescimento da terceira maior economia do mundo.

Além disso, o número apurado em agosto é amplamente melhor que o crescimento médio de 2,1% projetado por economistas.

Na comparação mensal, o crescimento foi 1,2% maior que a leitura em julho, quando o país registrou avanço de 1,5% nas vendas em termos anualizados segundo dados preliminares.

A excelente sequência de crescimento no consumo privado, setor que representa cerca de 60% do Produto Interno Bruto (PIB) do Japão, poderá elevar os preços ao consumidor, o que ajudaria o Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês) a acelerar a taxa de inflação para sua meta de 2%.

Do Mundo-Nipo
Fontes: Financial Times | Nikkei.