Líderes da Defesa de Japão e EUA reafirmam compromisso de segurança

A ministra da Defesa do Japão e o secretário da Defesa dos EUA se reuniram hoje em Tóquio.
Tomomi Inada e Jim Mattis em coletiva de imprensa em Toquio Foto NHK
Jim Mattis e Tomomi Inada em coletiva de imprensa em Tóquio (Foto: NHK)

A ministra da Defesa do Japão, Tomomi Inada, e o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Jim Mattis, reafirmaram a aliança dos dois países no setor de segurança. A ratificação do compromisso de Washington em relação ao Japão em temas de defesa, principalmente em relação à ameaça nuclear da Coreia do Norte, ocorreu na manhã deste sábado (4) em Tóquio, onde os dois representantes se reuniram por cerca de 90 minutos.

Após o encontro, Inada e Mattis realizaram uma coletiva de imprensa conjunta, na qual Inada disse que a aliança nipo-americana é importante para assegurar a paz e a estabilidade no Japão e na região Ásia-Pacífico. “Os dois países fortaleceram ainda mais a capacidade de dissuasão da aliança para lidar com contingências”, afirmou.

Por sua vez, Mattis disse que a aliança continua como peça fundamental para a estabilidade na região. Ele afirmou que aliados de longa data como o Japão são de alta prioridade para o governo americano.

O secretário também reconheceu que as polemicas Ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental, reivindicadas por Pequim e Taiwan, são controladas por Tóquio e estão cobertas pelo artigo número 5 do tratado de segurança bilateral. O artigo obriga os Estados Unidos a defenderem o Japão de qualquer tipo de ameaça externa.

Inada disse que o custo da manutenção de tropas americanas no Japão ainda não foi discutido. Contudo, ela destacou que o Japão desembolsa sua parcela apropriadamente, em linha com acordos bilaterais.

O modelo de partilha de custos entre Japão e Estados Unidos foi ressaltado por Mattis na coletiva.  Ele disse que “a forma com que os dois governos lidam com os custos é um exemplo a ser seguido por outras nações”, observando que o orçamento japonês para a defesa aumentou sob a liderança do primeiro-ministro Shinzo Abe, à medida que a situação da segurança deteriorou na região.

Durante sua campanha eleitoral, o presidente americano, Donald Trump, argumentou que o Japão deveria cobrir 100% dos custos de mobilização de forças americanas no país, o que foi amplamente criticado pela população e governo de Okinawa, ilha no extremo sul do Japão e onde os EUA mantêm a maior parte de suas bases aéreas em território japonês.

Fontes: NHK News Japan | Agência Kyodo.

Total
0
Shares
Previous Article
Apresentacao de mestres japoneses do Karate Shotokan Foto Divulgacao Montagem MN

Fundação Japão traz ao Brasil mestres japoneses do Karate Shotokan

Next Article
Toyota Imagem Arte Mundo Nipo 900 600 A1 27 01 2016

Toyota perde liderança de vendas globais para Volkswagen em 2016

Related Posts