Angela Merkel inicia visita ao Japão

Esta é a quinta visita ao Japão da chanceler alemã desde que assumiu o cargo em 2005. Markel e Abe querem estreitar as relações.
Angela Merkel Foto Reproducao Reuters
Foto: Arquivo/Reuters

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, iniciou nesta segunda-feira sua visita de dois dias ao Japão, durante a qual realizará uma cúpula com o primeiro-ministro do japonês, Shinzo Abe, e participará de outros atos destinados a incrementar as relações bilaterais.

Na agenda de hoje, Merkel deve comparecer a uma cerimônia de recepção e se reunirá com Abe na residência oficial do governante japonês, em Tóquio.

Os dois chefes de governo oferecerão hoje uma entrevista coletiva conjunta às 19h10 hora local (8h15 em Brasília), e fecharão a jornada com um jantar na residência do líder conservador japonês, segundo a agenda divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores do Japão.

Durante o encontro, Abe e Merkel discutirão o papel dos dois países “na hora de contribuir para uma economia mundial baseada no respeito a regras comuns” e “tentarão estreitar suas relações bilaterais e aprofundar sua confiança”, informou o ministro porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga, antes da visita.

Merkel viaja ao Japão poucos dias depois da entrada em vigor do acordo comercial entre o país asiático e a União Europeia, com o qual ambas as partes querem potencializar suas trocas comerciais e dar um impulso notável para suas economias, em contraposição ao aumento do protecionismo e às tensões atuais entre China e Estados Unidos.

Tanto Abe como Merkel defenderam o multilateralismo e o livre-comércio em vários fóruns internacionais como o realizado há duas semanas em Davos (Suíça), onde os dois coincidiram e é esperado que reforcem esta posição na cúpula do G20 que o Japão receberá no fim de junho.

Na terça-feira, a chanceler comparecerá a uma audiência com o imperador japonês Akihito no Palácio Imperial de Tóquio, e se reunirá com o príncipe herdeiro, Naruhito, que sucederá seu pai no Trono do Crisântemo em maio.

A agenda oficial de Merkel no Japão inclui sua participação em um fórum econômico bilateral, sua presença em um ato na Universidade de Keio e uma visita ao centro de desenvolvimento de inteligência artificial da multinacional japonesa NEC.

A chanceler viaja acompanhada de uma dúzia de representantes empresariais alemães e, em princípio, não está previsto que durante a visita seja firmado algum acordo comercial ou de investimentos, segundo publicaram veículos de imprensa japoneses.

A União Europeia é o terceiro maior parceiro comercial do Japão e, entre os países do bloco, a Alemanha é o que mais faz comércio com a nação asiática, com uma balança favorável para os germânicos no valor de 562,8 bilhões de ienes (4,47 bilhões de euros) em 2018.

Esta é a quinta visita ao país asiático da chanceler alemã desde que assumiu o cargo em 2005. Sua última viagem ao país aconteceu em 2016, quando compareceu à cúpula do G7 realizada em Ise-shima, na região central do Japão.

Com Agência EFE.

Total
0
Shares
Previous Article
Tatuagem errada de Ariana Grande Reproducao Twitter Eimi Yamamitsu

Ariana Grande erra pela 2ª vez tatuagem com ideogramas japoneses

Next Article
Nissan emblema Foto Stockvault 04 02 19

Reino Unido propôs 80 milhões de libras à Nissan após Brexit

Related Posts