Reino Unido propôs 80 milhões de libras à Nissan após Brexit

A oferta foi feita logo após o referendo do Brexit. O governo britânico queria que a Nissan continuasse a produzir na fábrica de Sunderland, na Inglaterra.
Nissan emblema Foto Stockvault 04 02 19
©Stockvault

O jornal Financial Times revelou nesta segunda-feira que montadora japonesa Nissan recebeu uma proposta milionária do governo do Reino Unido pouco depois do referendo do Brexit, em 2016. De acordo com o jornal, o governo britânico ofereceu uma injeção de 80 milhões de libras esterlinas para que a Nissan continuasse a produzir novos modelos em sua fábrica de Sunderland, na Inglaterra, informou a agência EFE.

Em carta aos diretores da empresa, o governo detalhou que o investimento estava condicionado à decisão “positiva por parte da direção da Nissan de alocar a produção dos modelos Qashqai e X-Trail à fábrica de Sunderland”.

Após receber a mensagem, a empresa japonesa decidiu começar a planejar a produção do X-Trail na Inglaterra. Porém, no último domingo, a Nissan voltou atrás nesses planos e anunciou que levará a fabricação para o Japão. O presidente da Nissan na Europa, Gianluca de Ficchy, argumentou que a decisão foi tomada por “razões empresariais”.

“A contínua incerteza ao redor da futura relação do Reino Unido com a União Europeia (UE) não está ajudando empresas como a nossa a planejar o futuro”, detalhou De Ficchy.

O governo britânico tinha garantido à empresa japonesa em outubro de 2016 que as suas operações não seriam afetadas negativamente pela saída do Reino Unido da UE.

“O governo reconhece a importância dos mercados da União Europeia para a sua presença em Sunderland”, diz a carta que o secretário de Estado para Negócios, Greg Clark, enviou ao então presidente da Nissan, Carlos Ghosn.

“Será uma prioridade nas nossas negociações apoiar os fabricantes de automóveis britânicos e assegurar que a sua capacidade para exportar para e da União Europeia não seja afetada negativamente pela futura relação” entre Londres e Bruxelas, acrescenta o texto.

Faltando 53 dias para que o país abandone o bloco, o Parlamento britânico ainda não ratificou um acordo sobre os termos de saída. Em 29 de março, o Reino Unido romperá os laços de forma não negociada caso não aprove um tratado de saída ou consiga uma prorrogação do prazo.

MN – Mundo-Nipo
Com a Agência EFE.

Total
0
Shares
Previous Article
Angela Merkel Foto Reproducao Reuters

Angela Merkel inicia visita ao Japão

Next Article
Ataque virtual Foto Stockvault 04 02 19

Medida do Japão para reforçar segurança cibernética gera preocupações

Related Posts