Notícias

Japão endurece regras de exportações de insumos para Coreia do Sul

Porto de Busan, na Coreia do Sul | Foto: Cho Jiang

A partir de hoje, exportadores japoneses são obrigados a solicitar autorização para todos os embarques de insumos para a Coreia do Sul.

O Japão aumentou as restrições à exportação para a Coreia do Sul de insumos utilizados na fabricação de produtos de alta tecnologia. A medida ocorre em razão dos laços estremecidos entre as duas nações desde o final do ano passado, quando empresas do Japão foram acusadas de forçar sul-coreanos à trabalho escravo durante a Segunda Guerra Mundial.

Segundo Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão, as “novas restrições à exportação dos insumos não devem ser vistas como retaliação”.

A pasta explicou que as regras mais rígidas estão sendo aplicadas a três insumos utilizados na fabricação de produtos com tecnologia de ponta. Entre os insumos estão o fluoreto de hidrogênio altamente purificado para a produção de semicondutores e outros utilizados na produção de componentes para smartphones.

A partir desta quinta-feira (4), os exportadores japoneses estão sendo obrigados a solicitar autorização para todos os embarques de insumos com destino à Coreia do Sul. Empresas japonesas detêm grandes fatias de mercado dos produtos.

As relações bilaterais estão estremecidas em razão de uma série de sentenças judiciais na Coreia do Sul, pelas quais firmas japonesas foram ordenadas a indenizar sul-coreanos que alegaram ter exercido trabalho forçado para as empresas na Segunda Guerra Mundial.

O governo japonês vem pedindo a concordância da Coreia do Sul para a criação de uma comissão de arbitragem com o fim de resolver a disputa e diz que até agora não obteve nenhuma resposta do governo sul-coreano.

MN – Mundo-Nipo.com
Fonte: NHK News