Novo ministro da Justiça defende a pena de morte no Japão

Katsutoshi Kaneda afirmou que a pena de morte é um “castigo inevitável” para “crimes hediondos”.
Novo Gabinete de Shinzo Abe Foto Pool Kyodo 03 080 2016
Shinzo Abe apresentou seu novo Gabinete na quarta-feira (Foto: Pool/Kyodo)

Anunciado ontem (4) como o novo titular do Ministério da Justiça do Japão, Katsutoshi Kaneda defendeu a pena de morte no Japão, afirmando que é ela um “castigo inevitável” para “crimes hediondos”, segundo informou a imprensa japonesa nesta nesta quinta-feira (4).

“É inevitável aplicar a pena de morte a uma pessoa que tenha cometido um crime cruel e com clara responsabilidade penal”, afirmou Kaneda, de 66 anos, nas suas primeiras declarações como titular da pasta da Justiça, citadas pelo jornal ‘Sankei’.

Contudo, Kaneda destacou a necessidade de “ter prudência” na hora de emitir ordens de execução, assim como de considerar “a opinião pública e a concepção de justiça social” para aplicar este tipo sentença.

O novo ministro acrescentou que seu principal objetivo como ministro da Defesa é “tornar o Japão o país mais seguro do mundo”, destacou o jornal japonês.

De acordo com a agência de notícias Kyodo, Kaneda já ocupou um alto cargo no Ministério das Finanças e, antes de ser nomeado para chefiar a pasta da Justiça, atuava como deputado do conservador Partido Liberal-Democrata (PLD) na Câmara Alta do Parlamento japonês.

Pena de morte no Japão
Os Estados Unidos e o Japão são os únicos países industrializados que ainda aplicam a pena de morte. As mais recentes execuções no Japão ocorreram em março passado, quando foi aplicada a pena capital a dois condenados por múltiplos homicídios, o que aumentou para 16 o número de execuções desde que o primeiro-ministro Shinzo Abe assumiu o poder, em dezembro de 2012.

No Japão, a pena de morte é aplicada através da forca. Os réus são informados de que serão executados poucas horas antes do “enforcamento”, o que é criticado por organizações de defesa dos direitos humanos.

As organizações têm regularmente pressionado Tóquio para abolir a pena de morte, enquanto o governo insiste que é necessário debater a questão dado o apoio majoritário no país – segundo pesquisas, cerca de 80% apoiam a pena de morte.

Total
0
Shares
Previous Article
Trabalhadores japoneses dormindo em trem Foto Reproducao YouTube 900x600 02 1

Japão registra mais de 180 mortes por excesso de trabalho em 2015

Next Article
Tokyo Skytree Foto Creative Commons BR04082016

Japão ilumina torre Skytree com as cores do Brasil

Related Posts