A japonesa Kane Tanaka ampliou seu recorde como a pessoa viva mais velha do mundo ao completar 117 anos de idade em um lar de idosos na província de Fukuoka, no sul do Japão.
A anciã marcou seu aniversário com uma festa celebrada neste domingo (5), juntamente com funcionários e amigos da casa de repouso, mostraram imagens de televisão da emissora local TVQ Kyushu.
Tanaka, cujo aniversário oficial foi no dia 2 de janeiro, mordeu uma fatia de seu grande bolo de aniversário. “Saborosa”, ela disse com um sorriso. “Eu quero mais”, segundo noticiou a agência de notícias Reuters.
A simpática Tanaka foi reconhecida no ano passado como a pessoa viva mais velha do planeta, com 116 anos e 66 dias em 9 de março, segundo o Livro Guinness dos Recordes (Guinness World Records).
Mãe de quatro filhos naturais e um adotado, Tanaka nasceu prematuramente em 1903 e casou-se com Hideo Tanaka em 1922, disse o Guinness.
Envelhecimento populacional
A idade recorde de Tanaka reflete a idosos que vem crescendo rapidamente no Japão, país que tem registrado recordes seguidos na queda na taxa de natalidade, levantando preocupações sobre a escassez de mão-de-obra e as perspectivas de crescimento econômico futuro.
O número de bebês nascidos no Japão caiu cerca de 5,9% no ano passado, para menos de 900 mil pela primeira vez desde que o governo começou a compilar dados em 1899, segundo o Ministério do Bem-Estar do Japão.
CONTEÚDOS RELACIONADOS |
Japão registra o menor nível de nascimentos desde 1874 |
Japão tem a população mais envelhecida do mundo |
Pessoas com mais de 100 anos superam os 70 mil no Japão |
Recordes de longevidade
O Japão já registrou vários recordes de pessoas mais longevas do mundo. O homem que chegou à idade mais avançada no mundo todo foi o japonês Jiroemon Kimuro, que faleceu em 12 de junho de 2013 aos 116 anos.
Já entre as mulheres, o recorde mundial é da francesa Jeanne Calment, que morreu em 1997 aos 122 anos e 164 dias.
Com Agência Reuters / Tradução e edição do Mundo-Nipo.com.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.