A chanceler alemã, Angela Merkel, se reuniu com o imperador japonês Akihito no Palácio Imperial de Tóquio, durante sua visita de dois dias ao Japão destinada a reforçar as boas relações entre ambos os países.
Merkel foi recebida nesta terça-feira (5) por Akihito na sua residência oficial, quando restam menos de três meses para a data prevista para a abdicação do imperador japonês.
Durante o encontro, que teve uma duração de 20 minutos, ambos trataram o tema da renúncia ao trono, que será a primeira de um imperador japonês em vida em dois séculos, segundo explicou um porta-voz da Agência da Casa Imperial.
A chanceler da Alemanha se interessou pelo estado de saúde do imperador, de 85 anos, e entre outros assuntos ambos falaram sobre a inclusão de temas ambientais na agenda da cúpula de líderes do G20 que será realizada no final de junho em Osaka (oeste), segundo a mesma fonte.
Merkel deve se reunir hoje com o príncipe herdeiro Naruhito, que sucederá o pai no Trono de Crisântemo em 1º de maio, e visitar um centro de desenvolvimento de inteligência artificial da multinacional japonesa NEC, entre outros atos, antes de deixar o Japão.
Na véspera, a chanceler realizou uma cúpula com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, na qual ambos reafirmaram o compromisso a favor do livre-comércio e lançaram uma mensagem contra o protecionismo.
Trata-se da quinta visita ao país asiático da líder alemã desde que assumiu o cargo em 2005. Sua anterior viagem aconteceu em 2016, quando participou da cúpula do G7 realizada em Ise (centro do Japão).
MN –Mundo-Nipo
Com Agência EFE
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.