Francês parte do Japão à nado rumo aos EUA

A partir de uma praia no leste Japão, o francês Benoît Lecomte, de 51 anos, iniciou sua travessia do Pacífico em direção a São Francisco.
Benoiit Lecomte em 1998 Foto Reproducao thelongestswim.com 02 min
Benoît Lecomte já cruzou o Oceano Atlântico em 1998 | Foto: Arquivo / thelongestswim.com

O nadador francês Benoît Lecomte, de 51 anos, iniciou nesta terça-feira (5) uma incrível travessia à nado partindo de uma praia no Japão com destino aos Estados Unidos, uma aventura que ele estima concluir, no máximo, em oito meses cruzando o Oceano Pacífico até chegar em São Francisco.

A aventura tem como meta chamar a atenção do mundo para a poluição dos oceanos. No caminho, Lecomte irá cruzar a “Grande Mancha de Lixo do Pacífico”, uma área com três vezes o tamanho da França continental.

Serão cerca de 9 mil quilômetros, enfrentando tempestades, tubarões, águas-vivas e plástico. Muito plástico. Segundo estudo recente divulgado pela pela ONG The Ocean Cleanup Foundation, a “Grande Mancha de Lixo do Pacífico” possui cerca de 1,8 trilhão de detritos, de restos de grandes redes de pesca ao chamado microplástico, partículas com menos de 5 milímetros de diâmetro.

Mapa do percurso que Lecomte vai nadar desde o Japão até os EUA | Foto: Divulgação
Mapa do percurso que Lecomte vai nadar desde o Japão até os EUA | Foto: Divulgação

A aventura serve como realização pessoal para Lecomte, mas também para a coleta de dados científicos. Durante a viagem, a equipe de apoio irá coletar resíduos plásticos e capturar peixes e outros animais para analisar o impacto da contaminação nos seres vivos.

Lecomte iniciou a viagem por vota das 9h desta terça-feira, pelo horário local, saindo de uma praia de Choshi, no leste do Japão, usando um traje de neoprene e pés de pato. Sua filha, de 17 anos, e seu filho, de 11, o acompanharam pelos primeiros metros antes de regressarem à costa. Um veleiro com oito tripulantes acompanha a jornada, carregado com 2,8 toneladas de comida, além de uma lancha elétrica.

O plano é nadar oito horas por dia, percorrendo cerca de 50 quilômetros. O veleiro servirá de base para que Lecomte descanse e se alimente para recuperar as energias. A estimativa é que o exercício queime 8 mil calorias diárias. Não é a primeira vez que o nadador francês realiza uma grande travessia. Em 1998 ele cruzou o Oceano Atlântico.

Fontes: Agência AFP | Jornal O Globo.

Total
0
Shares
Previous Article
Pessoas nas ruas de Toquio Foto AJW Images 900x600 atualizado 28 03 2016

Desemprego no Japão continua no nível mais baixo desde 1993

Next Article
Bandeira do Japao Foto Wikimedia Commons 900x600 25032016

Governo do Japão se mobiliza contra falsificação de documentos oficiais

Related Posts