O esperado Toyota Raize chega ao mercado japonês com preços a partir de ¥ 1.679.000, aproximadamente R$ 61.900 na conversão atual. O SUV compacto da maior montadora do Japão tem menos de 4 m de comprimento e oferece várias opões de cores.
O Raize chama atenção por ter versões bem peladas, inclusive sem sistema de áudio. Oferecido nas versões X, XS, G e Z, o pequenino japonês chega apenas com motor 1.0 Dynamic Force de três cilindros com turbocompressor e injeção direta de combustível. O propulsor entrega 98 cavalos a 6.000 rpm e 14,2 kgfm entre 2.400 rpm e 4.000 rpm.
O câmbio CVT é chamado de “D-CVT” sendo o mesmo Direct Shift usado pelo Novo Corolla no Brasil. Essa caixa continuamente variável tem engrenagem para saídas e relações infinitas para a continuidade da condução.
A Toyota fala em “aceleração potente e suave a baixas velocidades e desempenho silencioso e econômico em combustível a altas velocidades”. Além de tração dianteira, o Raize tem tração integral chamada Dynamic Torque Controle 4WD, que permite distribuir a força nas rodas traseiras em acelerações mais fortes e também em terrenos escorregadios.
Embora seja compacto, o Toyota Raize tem um interior bem espaçoso.
O automóvel tem consumo de 17,4 km/l na versão 4WD e 18,6 km/l na 2WD, tendo ainda pacote Smart Assist com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, detector de pedestres, alerta de faixa e ponto cego, bem como assistente de estacionamento inteligente, chamado Panorama.
Com cluster digital configurável e multimídia Toyota Play, o Raize tem sistemas Google Android Auto e Apple CarPlay. O modelo possui volante multifuncional de desenho esportivo, assim como os bancos dianteiros.
Embora seja um “SUV compacto”, o Raize tem um porta-malas de 369 litros, que possui ainda compartimento sob o assoalho.
Depois do Japão, o Toyota Raize será lançado no mercado indiano, onde deve ganhar motor diesel.
No Brasil, a expectativa é que desembarque em 2021 com produção em Sorocaba, onde a Toyota investirá para fazer a plataforma GA-B (TNGA/DNGA), a mesma usada pelo novo SUV, que mede 3,995 m de comprimento e 2,525 m de entre eixos.
? Matéria atualizada em 06/11/2019.