Número de trabalhadores estrangeiros no Japão atinge nível recorde

Pela primeira vez, o número superou a marca de um milhão. Número de brasileiros também cresceu.
Trabalhadores japoneses Foto Junko Kimura iStock Free 900x600 min
Foto: Junko Kimura/iStock Free

O número de trabalhadores estrangeiros do Japão teve crescimento recorde em 2016 e, pela primeira vez, superou a marca de um milhão, de acordo com um relatório revisado e divulgado pelo governo do país na última sexta-feira (03).

No total, 1.083.769 estrangeiros trabalhavam no Japão até o fim de outubro do ano passado, um aumento de 19,4% com relação a 2015, estabelecendo assim um recorde, indicou o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar Social em relatório detalhado sobre o perfil da mão de obra estrangeira no país.

Este aumento reflete a chegada de estudantes e trabalhadores qualificados vindos do exterior, indicou o Ministério.

Entre os trabalhadores estrangeiros, os chineses representam, como sempre, a maior parcela, com 344.658, alta de 6,9% em relação ao ano anterior. Os vietnamitas pularam para segundo, somando 172.018, enquanto filipinos totalizaram 127.518, alta de 56,4% e de 19,7%, respectivamente, na comparação com 2015.

Os brasileiros representam o quarto maior grupo de trabalhadores estrangeiros no país, com 9,8% do total. Segundo o ministério, houve crescimento de 9,3% em relação ao ano anterior, totalizando 106.597 brasileiros em 2016 ante os 96.672 registrados em 2015.

O Japão registra há algumas décadas um envelhecimento de sua população e, consequentemente, enfrenta falta de mão de obra, pelo qual o primeiro-ministro Shinzo Abe anunciou reformas na legislação de imigração, uma medida que visa, entre outras razões, responder à demanda da mão de obra na construção por conta dos Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio.

Contudo, apesar do envelhecimento populacional, o Japão se mantém reticente à acolhida em massa de estrangeiros. Isso porque o país é notório pela xenofobia e onde menos de 2% da população é imigrante, somando cerca de 2,3 milhões, segundo dados recentes da Agência de Imigração, órgão do Ministério da Justiça do país.

Fontes: Agência France Presse | Agência Kyodo | NHK News.

Total
0
Shares
Previous Article
Nintendo Foto Kyodo Reuters

Nintendo tem primeiro lucro trimestral em um ano

Next Article
Sushi de chocolate da kitkat Foto Reproducao YouTube Reuters

KitKat no Japão oferece 'sushi de chocolate' no Valentine’s Day

Related Posts