Nove pessoas morreram na queda de um helicóptero que realizava um exercício de resgate nas montanhas da região central do Japão. O acidente ocorreu no último fim de semana, na província de Nagano, informou a polícia local.
Seis corpos foram encontrados entre os destroços do aparelho nas montanhas em Nagano, enquanto as mortes de outras três pessoas, incluindo o piloto, foi confirmada depois que outro helicóptero localizou a área do acidente, informou à agência de notícias AFP um porta-voz da polícia.
Os nove ocupantes do helicóptero eram funcionários de equipes de resgate ou do governo que participavam em um exercício nas montanhas da região.
Segundo informou hoje (6) a agência de notícias ‘Kyodo’, ainda não está claro a causa do acidente, mas investigadores descartam a hipótese de “erro humano”, com base na experiência do piloto Masaji Iwata, de 56 anos.
Iwata tinha mais de 27 anos de experiência e detinha cerca de 5.100 horas de voo como piloto de resgate. Ele era especializado em emergências nas montanhas e, segundo o governo de Nagano, era o único profissional experiente a atuar na região.
“Com a morte de Iwata, a região a contar com apenas dois pilotos de helicóptero de resgate, mas eles ainda estão em treinamento”, lamentou uma autoridade de Nagano, conforme noticiou a agência ‘Kyodo’.
Agora, o governo de Nagano está buscando a cooperação de outras prefeituras para lidar com emergências nas montanhas.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.