O Ministério da Defesa do Japão informou que está realizando uma análise detalhada dos lançamentos de mísseis realizados na manhã de segunda-feira (hora local) pela Coreia do Norte. Em comunicado, o órgão explicou que enviou aeronaves ao provável local da queda para procurar destroços dos projéteis.
De acordo com o Ministério, às 7h43 locais de segunda-feira (19h43 de domingo em Brasília), a Coreia do Norte disparou quatro mísseis balísticos em direção ao Mar do Japão. O lançamento foi realizado a partir de uma base próxima a Tongchang-ri, que fica na costa oeste do país. “Os projéteis foram lançados quase que simultaneamente”, afirma a pasta japonesa da Defesa.
Acredita-se que os mísseis tenham percorrido aproximadamente mil quilômetros antes de cair no Mar do Japão, a cerca de 300 a 350 quilômetros de distância a oeste da província de Akita, no nordeste japonês.
Ainda de acordo com o Ministério, três dos quatro mísseis teriam caído no mar, dentro da zona econômica exclusiva do Japão. Até o momento, não há relatos de danos provocados pelos projéteis.
Contudo, a Guarda Costeira do Japão está alertando embarcações na área para não se aproximarem de quaisquer objetos suspeitos que encontrarem no mar.
Do Mundo-Nipo com informações da NHK News Japan e da Agência Kyodo.