Automóveis Notícias

Japão regulamenta uso de retrovisores digitais em automóveis

A substituição dos espelhos retrovisores convencionais por câmeras teria a segurança como principal benefício.

O governo japonês regulamentou os chamados “retrovisores digitais”, comumente encontrados em carros conceitos apresentados em Salões do Automóvel por todo o mundo, o que possibilitará o investimento de algumas empresas nesse nicho de mercado, informou nesta quarta-feira (6) a revista especializada ‘Quatro Rodas’.

De acordo com a publicação, a substituição dos espelhos retrovisores convencionais por câmeras teria como principais benefícios a segurança e a redução no consumo de combustível. Isso porque as câmeras proporcionam ao motorista um ângulo mais amplo de visão, o que reduz o risco de arrasto aerodinâmico do veículo, além de melhorar a segurança em relação aos pedestres, já que seria um componente a menos para se chocar num eventual atropelamento.

Outra vantagem desse sistema é que ele pode melhorar a imagem digitalmente, compensando falta de brilho e de luz, permitindo melhor visibilidade em condições noturnas e de chuva. As imagens também podem ser reproduzidas em diversas opções de tela (no painel de instrumentos, no console, no local do espelho de teto…) As câmeras capturam um maior ângulo de visão, captando também os pontos cegos normalmente invisíveis em espelhos. Quando em uso, elas oferecem uma ampla visão de 160 graus da parte traseira do veículo, eliminando pontos cegos comuns como os das colunas “C”.

No entanto, no espelho retrovisor tradicional, esses pontos visíveis da parte traseira do carro são também pontos de referência para se ter noção de tamanho e espaço do veículo, ajudando na condução e manobras.

Outro problema é que, com o veículo desligado ou com uma possível falha no equipamento, não seria possível ver o que há na parte de trás (o que não ocorre com o espelho convencional). Com a câmera, seria necessária também uma adaptação dos motoristas para se acostumar com a imagem digital em substituição aos espelhos.

Ainda de acordo com a ‘Quatro Rodas’, até o momento, nenhuma montadora anunciou que irá de fato adotar câmeras no lugar dos espelhos retrovisores. Mas mesmo no Brasil já existem modelos com câmera de visão 360 graus para auxílio em manobras, a exemplo do Nissan Kicks, Citroën C4 Picasso e modelos da BMW e Mercedes-Benz.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Deixe uma resposta