A Bolsa de Valores de Tóquio fechou em leve alta nesta sexta-feira (6) e encerrou a semana com valorização acumulada de 1,64%, ajudada pela fraqueza do iene ante o dólar entre ontem e hoje, fator que tende a beneficiar ações de exportadoras negociadas na capital do Japão.
O Nikkei, índice que reúne as ações mais negociadas na capital japonesa, terminou o pregão de hoje em alta de 0,30%, a 20.690,71 pontos. Na máxima do dia, chegou atingir o maior patamar em dois anos.
Como resultado, o índice japonês encerrou a primeira semana de outubro com alta acumulada de 1,64%, chegando à quarta valorização semanal consecutiva e após encerrar setembro com o maior acúmulo de ganhos em um mês neste ano.
A recuperação do dólar ante o iene ajudou a impulsionar papéis em Tóquio. Destacaram-se a varejista Fast Retailing (+3,34%) e o fabricante de consoles de videogame Nintendo (+2,7%), que atingiu máxima em nove anos. Papeis da Sumitomo Metal Mining (+ 3,71%) e da Mitsui Mining and Smelting (+3,28%).também se destacaram entre as grandes companhias.
As ações que mais caíram hoje no mercado acionário japonês foram das empresas Chugai Pharmaceutical (-2,07%), Hokuetsu Kishu Paper (-2,02%) e Kikkoman (-1,95%).
Na segunda-feira (09), não haverá negócios no mercado japonês devido ao feriado do Dia dos Esportes (Taiiku no Hi).
Do Mundo-Nipo
Fontes: Estadão Conteúdo | Agência IN.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.