Notícias

Mais de 60 mil idosos devolve carteira de motorista em Tóquio

Foto: Stockvault

A iniciativa ocorre após o Japão sofrer com uma série de acidentes de trânsito envolvendo motoristas idosos, muitos deles com vítimas fatais.

Um número recorde de idosos em Tóquio devolveu suas carteiras de habilitação ao governo local em 2018. A iniciativa é devido a uma série de acidentes de trânsito envolvendo pessoas mais velhas.

Segundo o Departamento de Polícia Metropolitana de Tóquio, um total de 60.119 pessoas devolveram suas carteiras até novembro. O número ultrapassa o recorde anterior, em 2017, quando cerca de 14 mil pessoas se desfizeram da habilitação.

Isso ocorre após o Japão sofrer com uma série de acidente de trânsito envolvendo motoristas idosos. Muito desses acidentes fizeram vítimas fatais, incluindo atropelamento de crianças.

Em abril, um homem da terceira idade atropelou um grande número de pedestres no distrito de Ikebukuro, na capital japonesa. Uma mulher e sua filha morreram no acidente.

A iniciativa é uma campanha do governo, que impôs condições severas aos idosos para renovação da habilitação da carteira de motorista.

A campanha de entrega das carteiras começou em dezembro passado e, segundo o governo, tanto os idosos como seus familiares – desde que comprovem o parentesco – podem dar entrada no processo de devolução da carteira de habilitação junto à polícia de Tóquio.

Mundo-Nipo.com – MN
Fonte: NHK News.