Motoristas de ônibus no sudoeste do Japão fazem ‘greve diferente’

Mesmo em greve, eles continuam a dirigir em suas rotas pegando passageiros, mas sem cobrar a viagem.
Motoristas fazem greve diferente em Okayama Foto Reproducao Twitter mipourako min
Motoristas trabalham durante greve, mas sem aceitar dinheiro dos passageiros em Okayama | Foto: Reprodução / Twitter / @ mipourako

Atualizado em 08/05/2018


Motoristas de ônibus de uma empresa na cidade de Okayama, no sudoeste do Japão, tomaram as ruas em protesto na última semana fazendo uma ‘greve incomum’. Segundo o site japonês Japan Today, enquanto tecnicamente estão em greve, os motoristas continuam a dirigir os ônibus em suas rotas pegando passageiros, mas sem aceitar o pagamento da passagem.

Segundo a publicação, os motoristas da Ryobi Group passaram a temer pela estabilidade de seus empregos desde 27 de abril – quando uma empresa concorrente, a Megurin, começou a operar linhas de ônibus sobrepondo as operadas pela Ryobi com uma tarifa mais barata.

Além disso, os ônibus da empresa rival Megurin são personalizados com “rostinhos fofos”, o que os tornam muito mais atrativo.

Onibus da empresa Megurin Foto Reproducao Twitter anpan 2634 min
Ônibus da empresa Megurin, em Okayama | Foto: Reprodução / Twitter / @anpan_2634

Os empregados da Ryobi Group solicitaram à gerência da companhia por mais garantias da segurança de seus trabalhos, mas não foram atendidos. Por este motivo, declararam uma greve.

O Japan Today explica que, em situações como esta, os patrões costumam usar a paralisação contra os empregados, sugerindo ao público que os motoristas estão pensando em suas próprias necessidades antes dos deveres para com a comunidade. Para mostrar que este não é o caso, os motoristas da Ryobi continuaram trabalhando sem aceitar pagamentos de passageiros em períodos determinados.

Em fotos publicadas nas redes sociais, é possível ver os motoristas trabalhando com as catracas dos ônibus cobertas por um pano branco.

“A greve de ônibus de Okayama é uma greve maravilhosa que não cobra taxas de clientes, mas afeta apenas o lado da gerência”, diz uma das publicações.

Fontes: R7 Internacional | Via Japan Today.

Total
0
Shares
Previous Article
Bandeira do Japão em Tóquio | ©Kyodo Images

Atividade manufatureira do Japão cresce mais que o esperado em abril

Next Article
Banco do Japao Foto Wikimedia Commons 900x550 17 01 2016 otomizada

BC do Japão alerta para debate prematuro sobre fim do estímulo

Related Posts