Terremoto de magnitude 5,2 atinge o nordeste do Japão

Uma ampla área em Tohoku e algumas cidades mais ao norte do arquipélago foram afetadas pelo tremor.
Terremoto Imagem Mundo Nipo 900x615 otimizada
©Mundo-Nipo

Um terremoto de magnitude 5,2 na escala Richter atingiu a província de Iwate, na região de Tohoku, nordeste do Japão, na madrugada de segunda-feira (hora local), sendo sentindo em várias províncias desde o nordeste até o extremo norte do país, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), acrescentando que não houve risco de tsunami.

De acordo com a JMA, o terremoto ocorreu às 05h01 locais de segunda-feira (17h01 de domingo em Brasília), com epicentro registrado no norte de Iwate, a uma profundidade extensa, de 100 km.

Uma ampla área em Tohoku e algumas cidades mais ao norte do arquipélago, inclusive a ilha de Hokkaido, no extremo norte, foram afetadas pelo sismo. A JMA adverte que poderão ocorrer réplicas (tremores secundários) em áreas próximas ao epicentro.

Contudo, o tremor foi sentido mais intensamente na cidade de Morioka, em Iwate, atingindo intensidade máxima de 4 graus na escala japonesa, que vai até 7.

A magnitude na escala Richter (5,2) equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa (4) considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Até o momento, a imprensa japonesa não reportou danos a edificações ou relatos de pessoas feridas em consequência do tremor na região que abriga a já danificada usina nuclear Fukushima Daiichi, que foi afetada pelo fatídico terremoto em março de 2011, cuja potência provocou um gigantesco tsunami que devastou grande parte do nordeste japonês, provocando a morte de mais de 18 mil pessoas.

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

Do Mundo-Nipo
Fonte: Agência Meteorológica do Japão.

Total
0
Shares
Previous Article
Banco do Japao Foto Wikimedia Commons 900x550 17 01 2016 otomizada

BC do Japão alerta para debate prematuro sobre fim do estímulo

Next Article
MitsuiCo Foto Creative Commons 900x550 min

Japonesa Mitsui encerrará operação de grãos no Brasil

Related Posts