Toyota reduz meta de produção no Japão para 2015

A montadora tenciona reduzir a produção em 120 mil unidades.

Do Mundo-Nipo com Agências

A Toyota Motor informou que vai reduzir sua meta de produção doméstica de carros para o ano fiscal de 2015. A maior montadora do mundo, em volume de vendas, comunicou aos seus fabricantes de peças que tenciona produzir 3,18 milhões de unidade em 2015. Isto representa uma queda de 120 mil unidades em relação ao atual exercício.

Por outro lado, a companhia japonesa disse que pretende expandir sua produção no exterior em 260 mil unidades, no acredita atingir um total de 6,09 milhões de veículos, em meio à uma grande demanda registradas na China, América do Norte e Europa.

No primeiro semestre do ano, a empresa viu suas vendas globais atingirem o recorde de 5,09 milhões de unidades. Os números colocou a montadora japonesa na posição de maior vendedora mundial de automóveis pelo terceiro ano consecutivo.

O volume de vendas da Toyota nos meses de janeiro a junho, incluindo suas joiventures Daihatsu Motore Hino Motors, subiu 3,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, apoiadas por robustas performances na América do Norte e na China, bem como a forte demanda no Japão antes do imposto sobre o consumo aumentar em abril.

Já no segundo trimestre de 2014, o lucro líquido da Toyota subiu 4,6% na comparação com o mesmo período de 2013, para 587,7 bilhões de ienes (US$ 5,72 bilhões). Segundo a empresa, desempenho foi apoiado em sólidas vendas nos EUA e na Europa, cortes de custos e um iene mais fraco, que compensaram as fracas demandas nos mercados emergentes, como Brasil, Tailândia, Índia e Indonésia.

A empresa reportou ainda um lucro operacional de 692,7 bilhões de ienes (6,76 bilhões de dólares) para o período de abril a junho, uma alta de 4,4% na comparação anual e o melhor trimestre já registrado pela empresa.

O lucro operacional na América do Norte subiu 45%, para 149,7 bilhões de ienes, superando o desempenho da Ásia, excluindo o Japão, onde a Toyota viu seu lucro crescer 5,6%, para 110,3 bilhões de ienes.

Entretanto, a Toyota reduziu a meta global de vendas em 2014, para 10,22 milhões de unidades, uma redução de 110 mil veículos. O grupo Toyota inclui a Daihatsu Motor e Hino Motors.

(Com informações da NHK News e das agências Reuters Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Dólar sobe quase 1% e fecha acima R$ 2,29 pela 1ª vez em 4 meses

Next Article

Iene sobe frente ao dólar e ao euro com aumento de tensões na Ucrânia

Related Posts