Um forte terremoto de magnitude 6,1 na escala Richter atingiu na madrugada desta sexta-feira (8, horário local) as ilhas Ogasawara, localizada a aproximadamente 1.000 km ao sul de Tóquio, na costa leste do Japão, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês).
De acordo com a agência japonesa, o terremoto ocorreu às 2h27 de sexta-feira no Japão (14h27 de quinta-feira em Brasília), com epicentro no mar, a aproximadamente 770 km ao sul de Shimoda, a 460 km de profundidade.
Apesar de potente, o tremor não causou risco de tsunami e foi sentido mais intensamente na ilha Ogasawara-mura, atingindo grau máximo de 3 na escala japonesa, que vai até 7. Em Tóquio, o tremor foi pouco sentindo, registrando apenas 2 grau na escala japonesa.
A magnitude na escala Richter equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.
Até o momento, autoridades locais não reportaram danos a edificações ou relatos de pessoas feridas em consequência do tremor. Contudo, a JMA adverte que poderão ocorrer réplicas (tremores secundários) em áreas próximas, mais precisamente no leste do país, isso porque a magnitude do terremoto foi muito potente.
O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.
*Para saber mais detalhes, como total de cidades atingidas e suas respectivas intensidades na escala japonesa, visite a página com os dados do terremoto no site oficial da JMA.