Japão confirma morte de trabalhador por radiação em Fukushima

Homem desenvolveu câncer após participar do trabalho de emergência na usina de Fukushima em 2011.
Trabalhadores na usina de Fukushima (Foto: Aflo Images)
©Aflo Images

Pela primeira vez, desde que se iniciou a crise nuclear em março de 2011, o Governo do Japão confirmou que um trabalhador da usina nuclear de Fukushima morreu após ser exposto à radiação.

O homem de 50 anos desenvolveu câncer de pulmão depois de participar no trabalho de emergência na usina, entre março e dezembro de 2011, após o potente terremoto de magnitude acima de 9 gerar um gigantesco tsunami que devastou parte do nordeste japonês.

O Governo pagou indenização em quatro casos anteriores em que os trabalhadores contraíram câncer após o desastre, de acordo com a agência de notícias Jiji.

No entanto, esta é a primeira vez que o Governo reconhece uma morte relacionada à exposição à radiação na usina, segundo o jornal Mainichi.

O jornal acrescentou que o homem trabalhou principalmente na usina nuclear número 1 de Fukushima e em outras centrais nucleares no país até 2015.

Após o desastre, ele foi encarregado de medir a radiação na usina e, embora tenha usado uma máscara facial completa e um traje de proteção, desenvolveu câncer de pulmão em fevereiro de 2016.

O tsunami de março de 2011, desencadeado por um enorme terremoto submarino, matou cerca de 18 mil pessoas e inundou a usina nuclear de Fukushima, provocando o colapso de seus reatores e levando ao pior desastre nuclear do mundo desde Chernobyl, na Ucrânia, em 1986.

Com France Presse

Total
0
Shares
Previous Article
Familia Imperial do Japao Foto DIstribuicao Casa Imperial Japonesa 900x550 min

Japão se prepara para a complexa tarefa de mudar de ‘era'

Next Article
Buscas por sobreviventes de terremoto em Hokkaido 07 09 18 Kyodo 900x600 01 min

Buscas por sobreviventes de terremoto continuam no norte do Japão

Related Posts