Japonesa de 87 anos morre após levar 150 picadas de vespas gigantes

A idosa era cadeirante e sofreu o doloroso ataque durante 50 minutos antes de morrer no dia seguinte.
Vespa gigante asiatica Foto Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons

Atualizado em 08/10/2017


Uma mulher de 87 anos morreu na província de Ehime, no sudeste do Japão, após ser ataca por um enxame de temíveis “vespas asiáticas gigantes”, no qual ela sofreu mais de 150 ferroadas por quase uma hora, informou um bombeiro local aos jornais japoneses, confirmando a morte da idosa quase um mês depois que os serviços de emergência foram ineficientes ao tentar salvá-la.

Curiosamente, a morte de Chieko Kikuchi ocorreu em meados de setembro, mas só foi divulgada na sexta-feira (6), ao virar manchete dos jornais locais.

Segundo a emissora pública NHK, a idosa era cadeirante e foi atacada pelos insetos quando voltava para casa na companhia de um cuidador, que ligou imediatamente para o serviço de emergência após não conseguir livrar Kikuchi dos temíveis insetos.

Ao chegar no local do incidente, a equipe de paramédicos não pode fazer o socorro imediato porque não estava preparada adequadamente para aquele tipo de emergência.

Segundo a agência de notícias AFP, “a equipe não pode chegar perto da idosa porque o enxame de abelhas era muito denso e não tinha equipamentos de proteção”.

Mediante isso, a octogenária sofreu os ataques dos insetos durante cerca de 50 minutos. Ela foi conduzida depois a um hospital local, onde morreu no dia seguinte, disse o bombeiro.

“Era uma operação incomum”, admitiu o bombeiro paramédico, acrescentando que a equipe chegou ao local sem equipamento de proteção porque foi informada “erroneamente” que a idosa já havia sido arrastada para longe do enxame, detalhou o jornal ‘Daily Mail’.

Ainda de acordo com o ‘Daily Mail’, o enxame que atacou a idosa consistia em zangões asiáticos gigantes, conhecido no Brasil por vespa mandarina.

Vespa gigante asiatica Foto Wikimedia Commons 02 620
As vespas gigantes são as maiores do mundo (Foto: Wikimedia Commons)

Trata-se da maior vespa do mundo e muito comum no Japão, onde é chamada de abelha-do-pardal ou suzumebachi, a espécie mais temível de vespa, capaz de devastar completamente uma colônia de abelhas: um único zangão pode matar cerca 40 abelhas graças às suas grandes mandíbulas.

Existe ainda uma subespécie dessas vespas gigantes, chamada de vespa mandarinia japonica e conhecida no Japão por oosuzumebachi.

No geral, as vespas gigantes se alimentam de abelhas e outras vespas menores. Os zangões podem atingir 5 centímetros de comprimento, enquanto a rainha chega a 5,5 centímetros, quase dez vezes o tamanho de uma vespa comum

Vespa gigante asiatica Foto Duniverso 620
Uma vespa gigante asiática adulta pode chegar a 5,5 cm (Foto: Reprodução/Duniverso)

Aproximadamente 20 pessoas morrem anualmente no Japão vítimas de ataque de abelhas, disse a emissora pública ‘NHK’, sem detalhar o local exato onde a idosa foi atacada e nem o motivo do terrível incidente ter sido divulgado quase um mês depois.

Do Mundo-Nipo

Total
0
Shares
Previous Article
Terremoto no Japao em 06102017

Terremoto de magnitude 5,9 atinge o leste do Japão

Next Article
Shinzo Abe discursa na Assembleia Geral da ONU Foto Kyodo Getty 21092016

Shinzo Abe diz que apoia pressão dos EUA sobre Coreia do Norte

Related Posts