Conheça o megafone japonês que traduz ‘gritos’ em outros idiomas

O megafone da Panassonic pode combinar o japonês falado com 300 expressões predefinidas em inglês, chinês e coreano.
Megafone tradutor da Panasonic Foto Reproducao Panasonic
Megafone tradutor da Panasonic (Foto: Reprodução/Panasonic)

A obsessão do Japão por manter a ordem e por proezas tecnológicas chegou a uma conclusão natural com um megafone inteligente, capaz de emitir comandos em chinês, inglês e coreano, conforme noticiou a agência de notícias Bloomberg.

A Panasonic revelou recentemente o aparelho que, essencialmente, é um smartphone combinado a um alto-falante portátil. A empresa aposta que a polícia, organizadores de eventos e funcionários do setor de transporte estarão ansiosos para pôr as mãos em algo que lhes permita controlar multidões e “berrar palavras de ordens a um grande número de pessoas ao mesmo tempo”.

Embora o aparelho possa cair na categoria de mais uma invenção japonesa em busca de problemas, como a invenção de uma arma que dispara uma rede (criada em 2002) para controlar torcedores de futebol, existe uma chance razoável de que o megafone inteligente possa dar certo.

O turismo está aumentando e Tóquio se prepara para receber muitos visitantes nos Jogos Olímpicos de 2020. Mais de 20 milhões de pessoas visitaram o arquipélago neste ano, 23% a mais do que no ano anterior, de acordo com a Organização Nacional de Turismo do Japão. Com o aumento da renda no exterior e a flexibilização dos requisitos para obter o visto, a previsão é de que o número de turistas crescerá para 45 milhões anualmente até o fim da década.

O megafone pode combinar o japonês falado com 300 expressões predefinidas em inglês, coreano e chinês ao apertar um botão. Ele sairá à venda em 20 de dezembro com um contrato de três anos que custará menos de US$ 180 por mês e será comercializado para aeroportos, casas de eventos e parques temáticos. O aparelho faz parte de uma linha de produtos para o turismo da Panasonic, com sede em Osaka, que também inclui um tradutor portátil e máquinas registradoras em vários idiomas.

O objetivo da Panasonic é que no futuro o megafone traduza em tempo real, quando estiver vinculado a um serviço de tradução em nuvem. Um protótipo exibido em um showroom em Tóquio já faz isso: ele pode dizer que é proibido pisar na grama em três idiomas ou avisar que o sushi acabou.

No entanto, algumas coisas se perdem na tradução. Um alerta para proibir o uso de drones acabou informando que “o ladrão chocante não é permitido aqui” (confundindo drone com a palavra japonesa dorobo, que significa ladrão). A Panasonic informou que vai corrigir os erros antes de adotar a tradução em tempo real.

Confira no vídeo abaixo como funciona o megafone:

Por Pavel Alpeyev, com colaboração de Takashi Amano, da Agência Bloomberg.
*A versão original desta reportagem pode ser conferida no site da agência Bloomberg (em inglês).

Total
0
Shares
Previous Article
Shinzo Abe Foto Kyodo 900x550 Atualizada em 09 02 2016

Shinzo Abe se torna o 4º premiê com o mandato mais longo do Japão

Next Article
Amazon inaugura centro operado por robos Foto Reproducao ANN News

Amazon inaugura 1º centro de distribuição com robôs no Japão

Related Posts