Terremoto de magnitude 4,5 atinge a região central do Japão

O terremoto aconteceu na madrugada de sábado (data local), com epicentro na região de Mino, na província de Gifu. Não houve risco de tsunami.
Terremoto em Gifu 09 03 19
©JMA / Montagem MN

Um terremoto de magnitude 4,5 na escala Richter atingiu na madrugada deste sábado (data local) a região central do Japão, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), acrescentando que não houve risco de tsunami.

De acordo com a JMA, o terremoto ocorreu às 01h08 locais de sábado (9), 13h08 de sexta-feira (8) em Brasília, com epicentro registrado na região de Mino, na província de Gifu, a uma profundidade de 40 quilômetros.

O tremor foi sentido mais intensamente na cidade de Ibigawa, no distrito de Ibi (Gifu), registrando intensidade máxima de 4 graus na escala japonesa, que vai de 1 até 7.

A magnitude na escala Richter (4,5) equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa (3) considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Até o momento, autoridades locais não reportaram danos a edificações ou relatos de pessoas feridas em consequência do tremor. Contudo, a JMA alerta para provável incidência de réplicas (tremores secundários) na região.

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Veja no site da JMA os dados completos do tremor, incluindo as cidades mais afetadas.

MN – Mundo-Nipo.com
Fonte: Japan Meteorological Agency

Total
0
Shares
Previous Article
Porto de Toquio Kyodo 09 03 19

Economia do Japão é revisada para cima no 4º trimestre

Next Article
Tanques de armazenamento de água da usina de Fukushima | ©Kimimasa Mayama

Tratamento falhou e Fukushima tem que armazenar toneladas de água contaminada

Related Posts