Cidade japonesa consegue transformar esgoto em hidrogênio

A cidade de Fukuoka investiu em sua usina para se tornar a primeira cidade a converter águas residuais em hidrogênio veicular.
Posto de abastecimento de hidrogenio Foto Christopher DeMorro
Com essa nova tecnologia, o Japão passa a explorar o lodo do esgoto como fonte de combustível (Foto: Christopher DeMorro)

Não é novidade a conversão de esgoto em fonte alternativa de energia, com muitas cidades pelo mundo conseguindo ser autossuficiente com sua própria eletricidade. Contudo, converter esgoto em hidrogênio é algo totalmente novo. E foi justamente isso que a cidade de Fukuoka, no sul do Japão, conseguiu fazer.

Segundo o site Notícias Automotivas, o município teve apoio da Universidade de Kyushu e das montadoras Mitsubishi e Toyota. Com um custo em torno de US$ 12 milhões, a cidade pode colocar o projeto em prática.

A usina de Fukuoka tem capacidade de processar diariamente hidrogênio suficiente para abastecer até 600 veículos movidos por células de combustível. Mas, inicialmente, a produção abastecerá 65 veículos ao dia funcionando apenas durante 12 horas.

O metano e o dióxido de carbono são combinados para gerar o biogás, que depois passa pelo processo eletroquímico para resultar no hidrogênio consumido por automóveis com células de combustível.

Com essa nova tecnologia, o Japão passa a explorar o lodo do esgoto como fonte de combustível, o que tornará as cidades ainda mais ecológicas. Por enquanto, o país tem 80 postos de hidrogênio.

Total
0
Shares
Previous Article
Equipes de Brasil e Japao na final da ginastica artistica competicao masculino Fotos Google e EFE min

Japão leva ouro e Brasil arranca inédito 6º lugar na ginástica por equipe

Next Article
Sistema antimisseis do Japao Foto Distribuiçao FAJ 02 min

Japão emite alerta máximo diante de possível míssil da Coreia do norte

Related Posts