Superávit em conta corrente do Japão atinge maior nível desde 2008

A conta corrente japonesa teve um excedente de 10,63 trilhões de ienes no primeiro semestre de 2016.
Porto de Yokohama Foto TV Asahi
©Asahi

O Japão registrou no primeiro semestre de 2016 um superávit em conta corrente de 10,63 trilhões de ienes, aproximadamente 104 bilhões de dólares, salto de 31,3% em relação ao mesmo período do ano passado, mostraram dados preliminares do governo do país nesta segunda-feira (8), ressaltando que o montante é o maior já registrado para o período desde a crise financeira global em 2008.

Entre os principais componentes da conta corrente, um dos maiores medidores do comércio internacional de um país, está o comércio de mercadorias, que registrou um excedente de 2,35 trilhões, o que configura uma grande reviravolta em relação ao déficit de 375,4 bilhões de ienes registrado no mesmo período do ano anterior, de acordo com o relatório preliminar do Ministério das Finanças.

No período de seis meses, as exportações caíram 10,8%, para 33,8 trilhões de ienes, enquanto as importações despencaram 17,8%, para 31,67 trilhões de ienes, refletindo a queda de 38,2% nos preços do petróleo bruto no período.

O Japão vem dependendo fortemente das importações de energia desde o desastre nuclear em Fukushima em março 2011, que levou os reatores comerciais do país a permanecer inoperantes em meio à crescente preocupação pública em relação à segurança.

Por sua vez, o excedente da balança primária de rendimentos, que mensura o quanto o país ganha a partir de investimentos estrangeiros, recuou 7,9%, para 9,61 trilhões de ienes. O resultado reflete, principalmente, o fortalecimento do iene, que reduziu os lucros de investimentos no exterior. O iene subiu 7,1% ante o dólar nos primeiros seis meses do ano.

Impulsionado por um aumento contínuo no número de turistas estrangeiros, o saldo de viagens registrou superávit de 775,8 bilhões de ienes, o maior desde que os dados comparáveis tornaram-se disponíveis, em 1996.

No período, o número de visitantes estrangeiros no Japão saltou 28,2%, para um recorde de 11,71 milhões, enquanto o número de japoneses que saíram do país em viagens aumentou 3,8%, para 7,91 milhões de ienes.

O setor de serviços, incluindo transporte de passageiros e transporte de cargas, registrou déficit de 209,9 bilhões de ienes, bem abaixo do déficit de 933,3 bilhões de ienes registrados nos seis primeiros meses do ano passado.

Na comparação mensal, o saldo da conta corrente situou-se em 974.4 bilhões de ienes em junho, mascando o 24º mês consecutivo de alta.

O saldo em conta corrente é um dos principais indicadores sobre o comércio exterior do Japão, e quando a conta da nação é excedentária, aumenta os ativos externos líquidos do país pelo valor correspondente, enquanto um déficit em conta corrente faz o inverso.

Com Agência Kyodo

Total
0
Shares
Previous Article
Imperador Akihito discursa em cadeia nacional 08 08 2016 900x600 02 min

Em discurso, imperador do Japão sugere intenção de abdicar

Next Article
Rafaela Silva conquista ouro no judo dos Jogos Rio 2016 Foto Reproducao Getty Images

Rafaela Silva vence final do judô e dá 1º ouro ao Brasil nos Jogos do Rio

Related Posts