Produção industrial do Japão cai pela primeira vez em 3 meses

Afetada pela guerra comercial entre EUA e China, a produção das indústrias japonesas recuou muito mais que o estimado pelo mercado.
Fabrica da Toyota no Japao Foto AJW Images 900x600 30 03 2016
©Asahi Photos

A produção industrial no Japão recuou pela primeira vez em três meses, registrando em junho queda amplamente superior que a estimada pelo mercado, de acordo com dados do Governo do país divulgados na última terça-feira.

A produção das indústrias japonesas despencou 3,6% em junho na comparação com o mês anterior, de acordo com o relatório preliminar do Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI).

A leitura ficou muito acima da estimativa de mercado, que previa retração de 2,5% no sexto mês do ano.

O Ministério disse que a queda foi sustentada, em grande parte, pela menor produção de automóveis e de máquinas, sinalizando que a demanda global tem sido afetada pela guerra comercial travada entre os Estados Unidos e a China.

A retração vem após dois meses de crescimento. Mesmo assim, o ministério manteve sua avaliação, dizendo que a produção industrial está em ritmo “flutuante”.

Na comparação trimestral, a produção cresceu apenas 0,5% no período de abril a junho em relação ao trimestre anterior.

Segundo resultados de uma pesquisa conduzida pelo METI, os fabricantes japoneses estimam que a produção no país cresça 2,7% em julho e 0,6% em agosto.

A produção industrial, que mede o ritmo das fábricas japonesas, é considerada fundamental para antecipar o desempenho da economia do país, que é altamente dependente do setor manufatureiro.

MN – Mundo-Nipo.com
Fonte: Nikkei Asian Review.

Total
0
Shares
Previous Article
Erupcao no Monte Asama Foto Observatorio Asama 900 550

Vulcão no centro do Japão entra em erupção

Next Article
Preços no Japão | Foto: Reprodução / Bloomberg

Gastos das famílias no Japão crescem pelo 7º mês seguido

Related Posts