Atualizado em 08/09/2019 às 14h37
Autoridades de várias prefeituras do centro e do leste do Japão alertou neste domingo (8) sobre a possibilidade de chuvas torrenciais e ventanias provocadas pela iminente chegada do poderoso Faxai, 15º tufão da temporada no Pacífico.
De acordo com a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), a expectativa é que Faxai toque o solo durante a madrugada entre domingo e segunda-feira em torno da região de Kanto, onde fica a capital japonesa.
O órgão decretou o alerta vermelho (o segundo nível mais alto) para as prefeituras de Tóquio, Chiba e Kanagawa.
O fenômeno meteorológico, classificado como “forte” e que traz rajadas de vento de 215 km/h, se encontrava às 12h45 (hora local; 0h45 em Brasília) 120 quilômetros ao sul da ilha de Hachijojima.
De acordo com as previsões da JMA, o tufão atravessará o leste e nordeste da ilha de Honshu, a maior do arquipélago, e voltará a se deslocar ao Pacífico na segunda-feira.
Interrupções nos meios de transportes
A East Japan Railway, maior operadora ferroviária no leste do país, informou que todas as linhas da região metropolitana de Tóquio serão suspensas na segunda-feira de manhã até cerca das 8h.
“Precisamos inspecionar as pistas e verificar se há algum dano, já que o tufão deve passar pela região da noite para o dia”, disse um porta-voz da empresa.
As companhias aéreas cancelaram pelo menos 171 voos, enquanto algumas rodovias costeiras foram fechadas a oeste da capital em Kanagawa devido à tempestade, segundo a mídia local.
Algumas lojas de departamento e parques de diversões, incluindo a Tokyo Disneyland, fecharão mais cedo do que o previsto devido ao mau tempo
Comunicado da Agência Meteorológica do Japão
“Por favor, fiquem em alerta total contra rajadas de vento, ondas altas, deslizamentos de terra, inundações nas ruas e transbordamento de rios”, alertou a JMA em comunicado.
O oficial da JMA Naoji Nakamura disse a repórteres que o tufão pode trazer ventos e chuvas “recordes” para o arquipélago.
No sábado, oito surfistas foram resgatados em meio a ondas altas de Shizuoka, na região central, depois de serem levados para o alto mar, disseram autoridades locais.
MN – Mundo-Nipo.com
Fontes: Agência EFE | France Presse | JMA.