Tufão Chan-hom segue em direção ao oeste do Japão

Agência meteorológica prevê que Chan-hom causará fortes ventos e chuvas intensas antes mesmo de sua chegada ao Japão.
Tufao Mindulle levou ventos fortes em Toquio Foto Kyodo
Foto: Arquivo/Kyodo

O fenômeno Chan-hom, 14º tufão da temporada no Pacífico, está seguindo em direção ao oeste do Japão e, posteriormente, rumará  para o leste do país, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA), advertindo que o tufão levará chuvas intensas e consequentes inundações ao país mesmo antes da sua aproximação.

Segundo o boletim emitido pela JMA às 18 horas locais desta quinta-feira (06h no horário de Brasília), Chan-hom se encontrava a 270 quilômetros ao sudeste da Ilha de Tanegashima, na província de Kagoshima, da região sudoeste do país. Ele se deslocava para o norte a cerca de 15 quilômetros por hora.

Ainda de acordo com o boletim da agência, a pressão atmosférica central do tufão era de 970 hectopascais, sustentando em seu centro ventos com velocidade máxima de 126 quilômetros por hora.

O órgão antecipa que, em sua formação, o tufão prosseguirá rumo ao norte e poderá se aproximar da região oeste do país já na sexta-feira, e da região leste no sábado.

Localizacao do tufao em 08 10 2020 Foto Reproducao JMA
Localização de Chan-hom nesta quinta-feira | Foto: Reprodução/JMA

A agência prevê que o fenômeno causará fortes ventos e ondas elevadas antes mesmo de sua chegada. Mediante isso, a agência pede precaução diante de intensas chuvas mesmo em áreas distantes do tufão porque uma frente chuvosa em deslocamento ao sul do país ganhará intensidade à medida que Chan-hom se deslocar rumo ao norte.

Alerta à população

Meteorologistas recomendam à população que se mantenha atualizada sobre o fenômeno e os locais de abrigos. Eles pedem ainda que às pessoas “evitem encostas e o mar, uma vez que violentos ventos provocará chuvas torrenciais, ondas altas e prováveis deslizamentos de terra, além de inundações em baixadas e nível de rios em elevados”.

*Para mais informações sobre o , acesse a página de com os dados de Chan-hom no site ofcial da JMA (https://www.jma.go.jp/en/typh/201424.html).

Mundo-Nipo (MN)
Fontes: Kyodo News | NHK News | Agência Meteorológica do Japão.

Total
16
Shares
Previous Article
Banco do Japao Foto Aflo Images 900x600 28 04 2016

BC do Japão eleva perspectiva de economias regionais

Next Article
Oleo de CBD Foto iStock Free compressed

7 benefícios do óleo de CBD, segundo estudos científicos

Related Posts