Tufão Chan-hom segue em direção ao oeste do Japão

Agência meteorológica prevê que Chan-hom causará fortes ventos e chuvas intensas antes mesmo de sua chegada ao Japão.
Tufao Mindulle levou ventos fortes em Toquio Foto Kyodo
Foto: Arquivo/Kyodo

O fenômeno Chan-hom, 14º tufão da temporada no Pacífico, está seguindo em direção ao oeste do Japão e, posteriormente, rumará  para o leste do país, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA), advertindo que o tufão levará chuvas intensas e consequentes inundações ao país mesmo antes da sua aproximação.

Segundo o boletim emitido pela JMA às 18 horas locais desta quinta-feira (06h no horário de Brasília), Chan-hom se encontrava a 270 quilômetros ao sudeste da Ilha de Tanegashima, na província de Kagoshima, da região sudoeste do país. Ele se deslocava para o norte a cerca de 15 quilômetros por hora.

Ainda de acordo com o boletim da agência, a pressão atmosférica central do tufão era de 970 hectopascais, sustentando em seu centro ventos com velocidade máxima de 126 quilômetros por hora.

O órgão antecipa que, em sua formação, o tufão prosseguirá rumo ao norte e poderá se aproximar da região oeste do país já na sexta-feira, e da região leste no sábado.

Localizacao do tufao em 08 10 2020 Foto Reproducao JMA
Localização de Chan-hom nesta quinta-feira | Foto: Reprodução/JMA

A agência prevê que o fenômeno causará fortes ventos e ondas elevadas antes mesmo de sua chegada. Mediante isso, a agência pede precaução diante de intensas chuvas mesmo em áreas distantes do tufão porque uma frente chuvosa em deslocamento ao sul do país ganhará intensidade à medida que Chan-hom se deslocar rumo ao norte.

Alerta à população

Meteorologistas recomendam à população que se mantenha atualizada sobre o fenômeno e os locais de abrigos. Eles pedem ainda que às pessoas “evitem encostas e o mar, uma vez que violentos ventos provocará chuvas torrenciais, ondas altas e prováveis deslizamentos de terra, além de inundações em baixadas e nível de rios em elevados”.

*Para mais informações sobre o , acesse a página de com os dados de Chan-hom no site ofcial da JMA (https://www.jma.go.jp/en/typh/201424.html).

Mundo-Nipo (MN)
Fontes: Kyodo News | NHK News | Agência Meteorológica do Japão.

Total
1
Shares
Previous Article
Banco do Japao Foto Aflo Images 900x600 28 04 2016

BC do Japão eleva perspectiva de economias regionais

Next Article
Oleo de CBD Foto iStock Free compressed

7 benefícios do óleo de CBD, segundo estudos científicos

Related Posts