O Japão revisou para cima o crescimento anualizado de seu Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre (julho a setembro, que corresponde ao segundo trimestre no Japão), atualizando a alta preliminar de 1,4% para forte crescimento de 2,2% ante o mesmo período em 2016, de acordo com números divulgados nesta sexta-feira (8) pelo governo do país, sinalizando que o resultado é amplamente maior que a estimativa mediana de economistas.
Trata-se do sétimo trimestre consecutivo de expansão, o que representa a maior sequência de crescimento em 16 anos.
Saiba mais
» Economia japonesa registra a mais longa série de avanço em 16 anos
» Produção industrial do Japão cresce menos que o esperado em outubro
» Inflação ao consumidor no Japão amplia série histórica de crescimento
A expansão foi em grande parte impulsionada pelas exportações, que aumentaram 6% no trimestre de julho a setembro em base anualizada.
O componente de despesa de capital do PIB foi revisado para aumento de 1,1% em relação ao trimestre anterior, bem acima do crescimento de 0,4% previsto e da leitura preliminar de 0,2%.
Os economistas dizem que a taxa de crescimento divulgada nesta sexta-feira é insustentável, mas ainda estão confiantes de que a economia continuará a expandir-se no próximo ano com ritmo moderado.
“A economia está indo bem, mas o crescimento anualizado acima de 2% parece um pouco rápido demais”, disse o economista-sênior da Mizuho Securities, Norio Miyagawa.
Do Mundo-Nipo
Fontes: Reuters | NHK.