O príncipe herdeiro do Japão, Naruhito, e sua esposa Masako, comemoraram neste sábado suas bodas de prata quando falta menos de um ano para a ascensão ao Trono do Crisântemo do sucessor de Akihito, previsto para maio de 2019.
Naruhito e Masako expressaram sua vontade de assumir o novo papel que lhes espera, assim que se consumar a abdicação de Akihito, em uma declaração divulgada pela Agência da Casa Imperial japonesa por ocasião da comemoração do seu 25º aniversário de casamento.
O príncipe herdeiro, de 58 anos, se mostrou disposto a “assumir com firmeza o papel de imperador como símbolo do Estado, como estipula a Constituição japonesa”, e destacou a importância de respeitar as tradições da família imperial e ao mesmo tempo “responder às mudanças na sociedade”.
Quanto a sua esposa, que sofre há mais de uma década de depressão induzida por estresse, Naruhito afirmou que “ela está fazendo todo o possível para se recuperar”.
O príncipe herdeiro acredita que o povo japonês “adota um olhar cálido e a longo prazo para os esforços de Masako”, que tem aumentado progressivamente suas aparições públicas nos últimos anos, após manter-se afastada de outras atividades da Casa Imperial devido a sua depressão.
A princesa, por sua vez, afirmou que “continuará rezando pela felicidade do povo” assim que se tornar imperatriz.
Segundo a data afixada pelo Governo japonês em dezembro passado, o imperador abdicará no dia 30 de abril de 2019, quase três anos depois de anunciar seu desejo de renunciar ao trono.
Esta será a primeira sucessão em vida de um monarca em dois séculos no Japão, quando Akihito cederá o Trono do Crisântemo ao príncipe herdeiro no dia 1 de maio de 2019.
Com agência EFE
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.