Atividade vulcânica segue intensa no Monte Aso

Não ocorreram novas erupções, mas tremores vulcânicos e terremotos continuam intensos no vulcão.
Vulcao Aso apos erupcao em 2014 Foto Kyodo
Foto: Arquivo/Kyodo

Atividades vulcânicas continuam intensas na cratera do Monte Aso, o mais extenso entre todos os vulcões que ativos no Japão e que teve uma erupção explosiva na madrugada do último sábado.

Localizado em uma região pouco habitada na província de Kumamoto, sudoeste do Japão, o vulcão lançou grandes rochas incandescentes a mais de um quilômetro de distância da cratera Nakadake. A erupção ocorreu pouco antes das 2h locais de sábado.

Segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA na sigla em inglês), imagens de satélite confirmam que uma coluna de fumaça se elevou até uma altura de 11 mil metros logo após a erupção.

O vulcão expeliu cinzas sobre vastas áreas e cidades próximas tiveram casas cobertas por camadas espessas de cinzas vulcânicas. A situação piora a medida em que os ventos empurram a fumaça vulcânica. A emissora pública ‘NHK’, relatou mais cedo que “está chovendo cinzas vulcânicas em algumas áreas nas ilhas de Kyushu (sul) e Shikoku (sudeste)”.

A JMA elevou o nível do alerta de erupção de 2 para 3, em uma escala que vai até 5. Com isso, o acesso ao monte está restrito em um raio de 2 km no entorno do monte.

Não ocorreram novas erupções desde sábado, mas tremores vulcânicos e terremotos continuam a atingir o Monte Aso, bem como uma grande quantidade de fumaça também continua a ser liberada da cratera, o que indica alto nível de atividade vulcânica, de acordo com a JMA.

Esta é a segunda vez que a JMA eleva o nível de alerta no vulcão para 3  no atual sistema de alarme de erupção, que foi introduzido no país em dezembro de 2007. O Monte Aso, no entanto, estava em alerta de nível 2 desde agosto de 2014, quando a atividade vulcânica subterrânea começou a se intensificar no monte. Em 14 de setembro de 2015, o vulcão sofreu uma forte erupção e o nível foi elevado para 3 pela primeira vez. Mas, no mês seguinte, a JMA retomou o nível de alerta 2.

Situado a cerca de 1.000 km a sudoeste de Tóquio, o Monte Aso conta com cinco picos, uma altura máxima de 1.592 metros e uma caldeira que o transforma no vulcão ativo mais extenso do Japão e em um dos maiores do mundo.

O Japão é o lar de mais de 100 vulcões ativos. Isso porque o arquipélago é localizado no chamado Círculo de Fogo do Pacífico (ou Anel de Fogo), uma área formada no fundo do oceano por uma grande série de arcos vulcânicos e fossas oceânicas, coincidindo com as extremidades de uma das maiores placas tectônicas do planeta.

A região, de cerca de 40 mil km de extensão, tem formato de ferradura e circunda a bacia do Pacífico, abrangendo toda a costa do continente americano, além do Japão, Filipinas, Indonésia, Nova Zelândia e ilhas do Pacífico Sul. Esta é a área de maior atividade sísmica do mundo.

Do Mundo-Nipo

Total
0
Shares
Previous Article
Destino turistico Baia de Odaiba Toquio Foto TripAdvisor 900x600 02042016

Tóquio figura entre as 10 cidades mais visitadas do mundo em 2016

Next Article
Manual japones de boas maneiras para turistas Foto Reproducao

Hokkaido reitera pedido para que turistas chineses se ‘comportem’

Related Posts