A média salarial ajustada pela inflação (salário real) dos trabalhadores no Japão subiu 0,5% em setembro ante o mesmo mês do ano passado em termos reais, marcando o terceiro mês consecutivo de alta, de acordo com dados preliminares divulgados nesta segunda-feira (9) pelo governo japonês.
O crescimento em setembro vem após alta revisada de 0,1% em agosto e de 5% em julho, mês em que a média salarial registrou o primeiro aumento em termos anualizados desde abril de 2013.
O relatório do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social mostra ainda que, em termos nominais, o salário aumentou 0,6% em setembro na comparação anual, ou seja, os trabalhadores japoneses ganharam, em média, 265,527 mil ienes (cerca de 8,1 mil reais).
O resultado positivo da média salarial em setembro representa o oitavo aumento nos últimos 12 meses, em termos nominais, e vem depois de crescer 0,4% em agosto e 0,9% em julho.
No mesmo período, o salário-base aumentou 0,4%, o que representa o sétimos mês seguido de alta. Já o pagamento de horas extras trabalhadas cresceu 1,4%, enquanto gratificações especiais, como bônus, saltaram 14,0%, marcando o terceiro aumento consecutivo em termos anualizados.
Os dados animadores levaram o Ministério a manter a avaliação anterior, de que “o salário dos trabalhadores está mais robusto”, acrescentando ainda que o quadro atual apresenta uma “tendência de melhora”.
Além disso, o resultado positivo chega num momento em que o governo do primeiro-ministro Shinzo Abe tem exercido pressão sobre as empresas para que impulsionem maiores aumentos salariais, isso porque, em muitos casos, a maioria tem registrado lucros recorde graças à depreciação do iene, o que beneficia as exportações das grandes empresas japonesas.
(Com Agência Kyodo)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.