Bolsa de Tóquio fecha em queda após sete dias de ganhos

Os investidores aproveitaram para realizar lucros após uma longa sequência de ganhos robustos do índice Nikkei.

Do Mundo-Nipo com Agências

A Bolsa de Tóquio fechou em queda nesta terça-feira (9), com os investidores aproveitando para realizar lucros após sete sessões seguidas de ganhos do índice Nikkei, que chegou a superar os 18 mil pontos durante as negociações de segunda-feira.

O Nikkei 225, índice que reúne as empresas mais negociadas da bolsa japonesa, recuou 122,26 pontos, ou queda de 0,68% ante o fechamento anterior, encerrando o dia aos 17.813,38 pontos, após fechar na véspera no maior nível desde de julho de 2007. Já o Topix, indicador que agrupa os valores da primeira seção em Tóquio, caiu 11,49 pontos, ou recuo de 0,79% em relação à segunda-feira, terminando as negociações de hoje aos 1.436,09 pontos.

“O mercado está em linha com uma realização de lucros depois de subir por sete pregões seguidos”, disse Yoshihiro Okumura, gerente geral da Chibagin Asset Management.

Por outro lado, a fraqueza dos preços do petróleo, que prejudicou grande parte das bolsas da região, traz cenários bons e ruins para o Japão. “Se continuar, é ótimo para os transportadores, companhias aéreas, serviços públicos, montadoras e fabricantes de pneus. Mas funciona amplamente contra os planos do Banco do Japão (BOJ) de reaquecer a economia do Japão e, assim, torna mais provável a possibilidade de que mais ciclos de relaxamento quantitativo estão sendo preparados”, afirmou.

Além disso, o mercado japonês de ações continuou a enfrentar dificuldades após dados revisados mostrarem na segunda-feira que a economia do país contraiu mais no terceiro trimestre do que o governo estimou inicialmente. Os números confirmam que o país entrou em recessão técnica, ou seja, dois trimestres seguidos de baixa econômica.

As empresas exportadoras, como montadoras e fabricantes de eletrônicos, foram as que tiveram recuos mais significativos. A Mazda Motor registrou perdas de 3,1% e a Yaskawa Electric despencou 4,7%.  A fabricante farmacêutica Eisai caiu 4,3%, em resposta a uma revisão em baixa do rating da empresa pela Daiwa Securities.

O volume das negociações nesta terça-feira totalizaram 2.135,62 milhões de ações, um pouco abaixo das 2.153,10 milhões ações negociadas na segunda-feira.

(Com informações das agências Estado e Kyodo)


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Dólar fecha no maior valor desde abril de 2005

Next Article

Ministro das Finanças afirma que Japão não está em recessão

Related Posts