Japão impõe novas sanções à Coreia do Norte

Apesar do endurecimento das sanções, Japão garante que continuará com as conversas que mantém com a Coreia do Norte.
Governo da Coreia do Norte Foto Reproducao KCTV 900x600 10 02 2016

Japão anunciou nesta quarta-feira (10) que ampliou suas sanções impostas à Coreia do Norte, uma medida que já era esperada como resposta ao lançamento de um foguete no último domingo, no qual o governo do ditador Kim Jong-um afirma que serviu para por em órbita um satélite, contrariando Tóquio e a comunidade internacional, que consideram o lançamento um teste encoberto de mísseis balísticos.

O ministro porta-voz do Executivo japonês, Yoshihide Suga, anunciou a medida durante um encontro do Conselho de Segurança Nacional presidido pelo primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe.

Entre as sanções está limitar as viagens entre os dois países e a proibição da entrada de embarcações norte-coreanas aos portos japoneses.

O Japão, que considera o recente lançamento uma “ameaça direta e grave” para sua segurança e um “prejuízo para a paz no nordeste da Ásia e da comunidade internacional”, realizará além disso um estrito controle das transferências de dinheiro para Coreia do Norte, indicou em comunicado o Executivo.

Apesar do endurecimento, o porta-voz do governo japonês garantiu que o Japão continuará com as conversas que mantém com a Coreia do Norte sobre os sequestros de japoneses que realizou há décadas.

Em julho de 2014, após alcançar um acordo com o país vizinho, Tóquio levantou parte das sanções unilaterais que mantinha desde 2006 em matéria de deslocamentos e de envio de remessas entre ambos países precisamente depois que Pyongyang se comprometeu a reabrir uma investigação sobre o assunto.

A decisão do Japão de endurecer sua postura com o regime norte-coreano chega no mesmo dia em que a Coreia do Sul anunciou a suspensão das operações do complexo industrial de Kaesong, único projeto conjunto das duas Coreias, como resposta ao lançamento do projétil e o teste nuclear de 6 de janeiro.

(Com Agência EFE)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Tribunal de justica Foto Aflo Images 900 600 atualizado em 10 02 2016

Justiça japonesa condena menor a pena mínima de 9 anos de prisão

Next Article
Trabalhadores na usina de Fukushima (Foto: Aflo Images)

Em 5 anos, usina de Fukushima completa apenas 10% de seu desmantelamento

Related Posts