Acidente de barco no Mar do Japão deixa 80 feridos; 13 em estado grave

Com 121 pessoas a bordo, o barco estava a caminho da Ilha de Sado, partindo do porto de Niigata. Treze pessoas ficaram gravemente feridas.
Balsa jato colide com baleia no Mar do Japao Foto Guarda Costeira de Niigata
Foto Guarda Costeira de Niigata

A Guarda Costeira do Japão informou que pelo menos 80 pessoas ficaram feridas, com 13 em estado grave, depois que uma embarcação aparentemente colidiu com uma baleia perto da Ilha de Sado, no Mar do Japão (lado oeste do arquipélago japonês, segundo informou neste domingo (10) a imprensa local.

A embarcação, do tipo balsa à jato, viajava em alta velocidade, podendo atingir até 80km/h. Ela estava a caminho da Ilha de Sado, partindo do porto de Niigata, levando mais de cem pessoas.

Os responsáveis pela embarcação dizem que ela se chocou contra um grande objeto, deixando uma fenda de 15 centímetros na popa.

Um especialista consultado pela emissora pública japonesa ‘NHK’, disse que, pela força do impacto, tudo indica que o barco tenha batido numa baleia.

A empresa responsável pela operação da balsa divulgou uma nota pedindo desculpas aos seus clientes, e disse que parecia que a embarcação havia colidido com algum animal marinho.

Havia 121 passageiros e quatro tripulantes a bordo no momento do impacto.

“Meu pescoço bateu no assento à minha frente”, disse um dos passageiros à repórteres. “As pessoas ao meu lado gemiam de dor”, completou, segundo a ‘Kyodo News’.

A Sado Steam Ship Company, que opera a balsa, disse que conseguiu chegar ao destino, apesar de um atraso de uma hora.

A Guarda Costeira informou que 13 dos feridos estavam em condições graves, mas ainda conscientes. Todos foram levados para um hospital local.

Especialistas dizem que a baleia minke e a jubarte costumam passar pelo Mar do Japão em sua rota migratória nesta época do ano.

Tais acidentes não são incomuns nas rotas do Japão e da Coreia do Sul. Os operadores de balsas instalaram dispositivos que emitem sons que são desagradáveis ​​para as baleias e tentam evitar navegar em áreas que correm o risco de colidir com elas

“Comumente, membros da tripulação também pedem aos passageiros que usem cintos de segurança antes da partida, bem como quando o navio está navegando”, explicou à repórteres um representante da Sado Steam Ship Company, de acordo com a ‘Kyodo News’.

MN – Mundo-Nipo
Fontes: NHK News | Kyodo News.

Total
0
Shares
Previous Article
Oculos de realidade aumentada Foto Ilustrativa Dreamstime

Apple começará a produzir óculos de realidade aumentada este ano, diz jornal

Next Article
Shimeji Batayaki | Foto: Hisato Nakajima

Receita de shimeji batayaki: shimeji com acelga

Related Posts