Ministro sugere elevar salários para vencer a deflação no Japão

O novo ministro encarregado da revitalização regional acredita que é preciso elevar os salários para impulsionar o crescimento.
Iene Foto Aflo Images YAQ028501
©Aflo Images

Recentemente anunciado como ministro encarregado da revitalização regional do Japão, Kozo Yamamoto sugeriu que “o governo deveria discutir a ideia de metas salariais” como forma de impulsionar a economia e assim erradicar de vez a deflação no país.

Yamamoto, que ajudou o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, a criar o plano de crescimento econômico em vigor no país afirmou que estuda agora estratégias mais drásticas de crescimento, como metas salariais.

“O povo japonês ainda não se livrou da mentalidade deflacionária”, disse o ministro à repórteres esta semana. “O governo precisa impulsionar a demanda”, completou.

Yamamoto é dos grandes defensores de que o governo precisava de uma combinação de políticas monetária e fiscal para acabar com a deflação. Suas ideias ajudaram a formar a política econômica conhecida como “Abenomics” implantada desde que Abe chegou ao poder, em 2012.

Apesar dos esforços, os preços ao consumidor tiveram pouca melhora, enquanto o consumo doméstico segue retraindo mensalmente e os salários continua defasados.

Para Yamamoto, o governo deveria discutir a ideia de metas salariais como forma de vencer a deflação. Embora os apelos de Abe para que as empresas elevem o salário de seus empregados tenha tido algum efeito, “precisamos reforçar isso”, disse.

“Minha definição de revitalização regional é elevar o salário médio”, disse. Outros economistas, incluindo Adam Posen, presidente do Peterson Institute for International Economics, têm sugerido políticas similares. Fonte: Dow Jones Newswires.

Com informações do Estadão Conteúdo.

Total
0
Shares
Previous Article
Navio da guarda costeira chinesa Foto Sino Defence 900x600 min

Dez navios do governo chinês são vistos ao largo das ilhas disputadas

Next Article
Dolar Foto Shutterstock 17 12 2015 900x600 otimizada

Dólar tem 7ª queda seguida e fecha abaixo de R$ 3,14

Related Posts