O índice do salário ajustado aos preços no Japão, o chamado salário real, subiu 2% em julho ante o mesmo mês do ano passado, marcando o sexto mês consecutivo de expansão em termos anualizados, de acordo com o relatório preliminar do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do país.
Segundo o ministério, o aumento foi apoiado por um aumento no bônus de verão pagos aos trabalhadores em julho e por uma queda nos preços no mesmo mês.
O relatório mostra que a taxa de crescimento foi ainda maior que a leitura revisada de 1,8% em junho, mês em que o pais viu o maior crescimento do salário real desde setembro de 2010.
No mês em análise e mesma base de comparação, o salário médio cresceu pelo segundo mês consecutivo, para 373.808 ienes (cerca de R$ 12 mil), alta de 1,4% em relação a julho de 2015.
Já o índice de preços ao consumidor, excluindo rendas imputadas, apresentou redução de 0,5% em termos anualizados.
O resultado expressivo indica que o crescimento dos salários pode contribuir para melhorar o fraco consumo doméstico na terceira economia mundial. Apesar disso, o ministério foi austero ao manter sua avaliação sobre o índice, dizendo que “os salários estão em ritmo de crescimento plano”, em vista que o crescimento do salário tem sido apoiado por bônus e não por aumento do salário mensal pago pelos empregadores aos trabalhadores.
Com Agência Kyodo
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.