Salário real no Japão sobe pelo sexto mês seguido

A queda nos preços e o aumento no bônus de verão tem apoiado o salário dos trabalhadores japoneses.
Pessoas em Toquio Foto Aflo Images 900x600 02 02 2016 02
Foto: Aflo Images

O índice do salário ajustado aos preços no Japão, o chamado salário real, subiu 2% em julho ante o mesmo mês do ano passado, marcando o sexto mês consecutivo de expansão em termos anualizados, de acordo com o relatório preliminar do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do país.

Segundo o ministério, o aumento foi apoiado por um aumento no bônus de verão pagos aos trabalhadores em julho e por uma queda nos preços no mesmo mês.

O relatório mostra que a taxa de crescimento foi ainda maior que a leitura revisada de 1,8% em junho, mês em que o pais viu o maior crescimento do salário real desde setembro de 2010.

No mês em análise e mesma base de comparação, o salário médio cresceu pelo segundo mês consecutivo, para 373.808 ienes (cerca de R$ 12 mil), alta de 1,4% em relação a julho de 2015.

Já o índice de preços ao consumidor, excluindo rendas imputadas, apresentou redução de 0,5% em termos anualizados.

O resultado expressivo indica que o crescimento dos salários pode contribuir para melhorar o fraco consumo doméstico na terceira economia mundial. Apesar disso, o ministério foi austero ao manter sua avaliação sobre o índice, dizendo que “os salários estão em ritmo de crescimento plano”, em vista que o crescimento do salário tem sido apoiado por bônus e não por aumento do salário mensal pago pelos empregadores aos trabalhadores.

Com Agência Kyodo

Total
0
Shares
Previous Article
Yuriko Koike anunciou plano ousado na sexta feira Foto Kyodo

Governadora de Tóquio anuncia criação de creches e corte no próprio salário

Next Article
creepy filme foto divulgacao

Indie Festival 2016 chega a São Paulo e traz 3 filmes japoneses

Related Posts