Empresas do Japão e Canadá se unem para reduzir emissões de CO2

Foi assinado um acordo para a utilização da CCUS, uma tecnologia que ajudará atingir as metas globais de mudança climática.
emissoes de CO2 Foto Stockvault PS05929
Foto: Stockvault

Com um interesse comum e o desejo de agir para causar impacto sobre a mudança climática no planeta, reduzindo significativamente as emissões de carbono, organizações representando o Japão e Saskatchewan, no Canadá, concordaram em colaborar para acelerar o uso e a compreensão da captura, utilização e do armazenamento de carbono (CCUS/CCS).

Um compromisso conjunto na forma de um Memorando de Entendimento (MOU) foi assinado hoje (8), entre a Japan CCS Co., Ltd (com sede em Tóquio, Japão) e o International CCS Knowledge Center (com sede em Regina, Saskatchewan, Canadá).

A CCUS é reconhecida pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) das Nações Unidas como uma tecnologia necessária para atingir as metas globais de mudança climática, no âmbito do Acordo de Paris, e é um componente indispensável no portfólio de tecnologias necessárias para atingir o cenário de dois graus.

O MOU sinaliza um caminho a seguir, a fim de colaborar com o desenvolvimento, a demonstração e a implantação da CCUS, reduzindo, assim, as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e proporcionando segurança energética.

Em um esforço para acelerar a implantação da CCUS, a Japan CCS Co., Ltd. está conduzindo, em nome do governo japonês, o Projeto de demonstração Tomakomai CCS, para comprovar a viabilidade da CCS de cadeia completa no Japão. Valiosos conhecimentos e experiências estão sendo adquiridos.

Sendo pioneiro na CCUS, o International CCS Knowledge Centre, com sede no Canadá, une forças com a Japan CCS Co. para facilitar o compartilhamento da experiência e das lições aprendidas na construção, por meio da operação e manutenção das instalações da CCS Boundary Dam 3 da SaskPower, a primeira instalação do mundo de CCS pós-combustão em escala comercial em uma usina termoelétrica.

O International CCS Knowledge Centre e a Japan CCS Co. trabalharão juntos para trocar informações e conhecimento sobre a CCUS adquirida durante a condução de seus projetos, a fim de compartilhar e disseminar essas informações, com vistas a avançar na implantação da CCUS no mundo.

Estiveram presentes na cerimônia de assinatura do MOU: Scott Moe, primeiro-ministro de Saskatchewan, Ian Burney, embaixador do Canadá no Japão, e Hideki Makihara, ministro de economia, comércio e indústria do Japão.

Citações

“Saskatchewan está ajudando a liderar o mundo em tecnologias inovadoras que podem reduzir as emissões de gases de efeito estufa no mundo todo. A colaboração entre o International CCS Knowledge Center e a Japan CCS Co. destaca a liderança global de Saskatchewan em CCUS, e o impacto que essa tecnologia inovadora pode ter, muito além das nossas fronteiras.”

– Scott Moe, primeiro-ministro de Saskatchewan, Canadá

“Estamos muito satisfeitos com a parceria com a Japan CCS Co., a fim de trabalharmos em conjunto para causar impacto na redução das emissões globais de carbono com captura e armazenamento desse composto.”

– Mike Monea, presidente e diretor executivo do CCS Knowledge Centre

“É importante compartilhar experiências e conhecimento para avançar a CCS como uma medida global de mitigação, e estamos felizes por colaborar com o CCS Knowledge Centre.”

– Shoichi Ishii, presidente da Japan CCS Co., Ltd.

Japão e Canadá
  • A CCUS é identificada como uma das áreas de foco compartilhadas entre o Japão e o Canadá no Memorando de Cooperação, para que haja cooperação na área de energia. O memorando foi assinado, em junho de 2019, na Reunião ministerial do G20 sobre transições de energia e ambiente global para o crescimento sustentável, em Karuizawa, Japão.
  • Alguns exemplos de iniciativas de grande escala da CCUS no Canadá: A instalação BD3 CCS da SaskPower; o projeto de monitoramento e armazenamento de CO2 Weyburn–Midale; o projeto de armazenamento de CO2 Aquistore; e a instalação Quest CCS.
  • Conforme descrito no quinto plano estratégico de energia do Japão, com relação à CCUS, “serão realizadas pesquisas e desenvolvimento para o uso prático da tecnologia de captura, utilização e armazenamento (CCUS) de dióxido de carbono, por volta de 2020, com a devida consideração ao possível momento para a comercialização da tecnologia de captura e armazenamento de carbono (CCS)”.
Alterações climáticas
  • Em nenhum momento da história, os níveis de concentração de CO2 estiveram tão altos ou crescendo tão rapidamente quanto hoje – Keeling Curve: A Daily Record of Atmospheric Carbon Dioxide (Curva de Keeling: um registro diário do dióxido de carbono atmosférico), (Scripps Institution of Oceanography, UC San Diego)
  • A CCS é considerada essencial em três dos quatro caminhos para manter o aquecimento global dentro de 1,5 oC – no Painel intergovernamental sobre mudança climática: aquecimento global de 1,5 ºC
  • A maior parte do mundo não consegue atingir as metas de emissão sem a CCS. E, para aqueles que conseguem, o aumento médio no custo de mitigação é de 138% – Painel intergovernamental sobre mudanças climáticas: IPCC AR5 2014
CCUS/CCS
Sobre o International CCS Knowledge Centre (Knowledge Centre)

Aberto desde 2016, sob a direção de um conselho independente, o Knowledge Centre foi estabelecido pela BHP e pela SaskPower, com autoridade para promover o entendimento global e a implantação da CCS em grande escala para reduzir as emissões globais de GEE. Fornece o know-how para implementar projetos de CCS em grande escala, bem como para a otimização de CCS por meio do aprendizado básico tanto das instalações do Boundary Dam 3 de CCS totalmente integradas, quanto do abrangente estudo de CCS de segunda geração, conhecido como estudo de viabilidade de CCS Shand. Para obter mais informações: https://ccsknowledge.com/.

Sobre a Japan CCS Co., Ltd.

Contratada pelo governo japonês para demonstrar um sistema CCS de cadeia completa, na cidade de Tomakomai, Hokkaido, a Japan CCS Co., Ltd. (JCCS) foi fundada em maio de 2008, quando um grupo de grandes empresas com experiência em áreas relacionadas à CCS, incluindo exploração e desenvolvimento de energia, petróleo, petróleo e gás e engenharia de usinas, uniram forças para responder ao apelo do governo japonês pelo desenvolvimento da tecnologia CCS como medida preventiva contra o aquecimento global. A JCCS é a única empresa do mundo a ser fundada e dedicada totalmente ao desenvolvimento da tecnologia de CCS integrada. Para obter mais informações: https://www.japanccs.com/en/.

#CCSKnowledge #CleanTech #CCUS #BoundaryDam #ClimateAction

Jodi Woollam, diretora de relações de comunicação e mídia, [email protected]; tel.: +1-306-565-5956/cel.: +1-306-520-3710/fax: + 1-306-565-5668; Chiyoko Suzuki, gerente do departamento de relações internacionais, [email protected]; tel.: + 81-3-6268-7387/Fax: +81-3-6268-7385

Japan CCS Co., Ltd. (CNW Group/International CCS Knowledge Centre)

FONTE International CCS Knowledge Centre

Os press releases e outros conteúdos de divulgação comercial desta matéria são de responsabilidade da empresa PRNewswire. O Mundo-Nipo.com não se responsabiliza por esse conteúdo.

Total
0
Shares
Previous Article
Sharp S7 Android 10 One

Sharp apresenta no Japão celular intermediário com alta performance

Next Article
Casamento gay no Japao Foto Rewproducao Kyodo

Maioria das mulheres no Japão aprova casamento gay

Related Posts