Japão lembra vítimas do terremoto e tsunami de 2011

A população japonesa parou para dedicar um minuto de silêncio em memória aos mais de 18 mil mortos. 
Velas foram acesas em homenagem as vitimas no memorial especial em Toquio Foto Eugene Hoshiko 11 03 2018 min
Velas foram acesas no memorial especial em Tóquio em homenagem às vítimas de 2011 | Foto: Reprodução/Eugene Hoshiko

O Japão lembrou neste domingo (11) o sétimo aniversário do terremoto seguido pelo tsunami em 11 março de 2011, cuja potência quase devastou o nordeste do arquipélago e provocou ainda, em Fukushima, um dos piores acidentes nucleares da história mundial.

O minuto de silêncio teve início às 14h46 locais (2h46 no horário de Brasília), hora na qual se registrou o terremoto de magnitude 9 graus.

Em diversos pontos do país, e especialmente nas regiões mais afetadas pela tragédia, os mais de 18 mortos e desaparecidos deixados pela catástrofe foram homenageados.

Assim como nos últimos anos, em Tóquio, uma cerimônia solene foi organizada no Teatro Nacional. O evento contou com a presença do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e foi presidido pelo príncipe Akishino e pela princesa Kiko.

O forte terremoto registrado no mar em frente ao nordeste do litoral do Japão gerou um grande tsunami, que destruiu cidades inteiras e atingiu em cheio a usina nuclear de Fukushima.

A água deixou a instalação sem sistema de refrigeração, o que acabou provocando a fusão parcial dos três operadores que estavam em funcionamento no momento do acidente.

Até hoje, 73.349 pessoas seguem vivendo em casas temporárias, com familiares e centros de apoio distribuídos por todo país, de acordo com dados divulgados pelo governo do Japão. A maioria dessas pessoas antes morava na região do entorno da usina nuclear, que ainda é considerada inabitável por causa do nível de radiação.

Várias áreas foram progressivamente sendo reabertas após as equipes do governo realizarem tarefas de limpeza e descontaminação radiativa, mas poucos quiseram voltar aos seus antigos lares com medo dos efeitos do acidente na região.

O acidente em Fukushima foi o segundo pior da história, sendo superado apenas pelo registrado em Chernobyl, na Ucrânia.

Com Agência EFE

Total
0
Shares
Previous Article
Bandeira japonesa na sede do Banco do Japao Foto Getty 26092016

BC do Japão decide manter a agressiva flexibilização monetária

Next Article
Shinzo Abe e Akie Abe Foto Reproducao EPA 900x550 02 min

Japão admite falsificação de documentos envolvendo Shinzo Abe

Related Posts