Terremoto de magnitude 6 atinge a costa nordeste do Japão

Potente terremoto teve epicentro no Mar de Sanriku, na costa da província de Iwate. Apesar de forte, não houve risco de tsunami.
Terremoto de 6 graus na costa de Iwate Foto JMA Edicao MN
Mapa mostra epicentro do tremor e áreas afetadas | Foto: JMA / Edição MN

Um forte terremoto de magnitude 6 na escala Richter atingiu a costa da região de Tohoku, nordeste do Japão, nesta quinta-feira (11), informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), acrescentando que, apesar de potente, o tremor não causou risco de tsunami.

De acordo com a JMA, o terremoto ocorreu às 17h18 locais (05h18 em Brasília), com epicentro registrado no Mar de Sanriku, na costa da província de Iwate, a uma profundidade de apenas 10 quilômetros.

O tremor foi sentido mais intensamente nas províncias de Iwate, Aomori e Miyagi, registrando intensidade máxima de 3 graus na escala japonesa, que vai de 1 até 7.

A magnitude na escala Richter (6) equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa (3) considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Geralmente, um tremor de tamanha magnitude, e com profundidade rasa, gera ondulações marinhas, contudo, não foi observado alteração no mar, informou a JMA.

Até o momento, autoridades locais não reportaram danos a edificações ou relatos de pessoas feridas em consequência do tremor. Mas a JMA alerta para provável incidência de réplicas (tremores secundários) na região.

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Veja no site da JMA os dados completos do tremor, incluindo as cidades mais afetadas.

MN – Mundo-Nipo.com
Fonte: Japan Meteorological Agency.

Total
0
Shares
Previous Article
Buraco negro localizado 55 milhões de anos luz da Terra Foto EHT

Cientistas revelam primeira imagem ‘real’ de um buraco negro

Next Article
Ayako Fuchigami Foto Reproducao Asahi TV

Pela primeira vez, Japão elege transgênero como legisladora

Related Posts