Encomendas de máquinas no Japão crescem mais de 10% em abril

Crescimento acentuado foi impulsionado pela indústria naval e companhias elétricas.
Maquinas da Komatsu minexpo2016 Foto Komatsu Expo 900x550 min
Foto: Divulgação / Komatsu Expo

As principais encomendas de máquinas do setor privado do Japão cresceram 10,1% em abril ante o mês anterior, para 943,1 bilhões de ienes (US$ 8,615 bilhões), de acordo com dados sazonalmente ajustados e divulgados nesta segunda-feira (11)  pelo governo do país.

O avanço do indicador, que exclui os pedidos das elétricas e os estaleiros por causa de sua excessiva volatilidade, contrasta com a redução intermensal de 3,9% registrada em março e é notavelmente superior ao aumento de 2,1% registrado em fevereiro.

Os pedidos totais do setor manufatureiro japonês aumentaram no quarto mês do ano 22,7% e os do não manufatureiro cresceram 0,4%, segundo os dados divulgados pelo Escritório do Gabinete.

No setor manufatureiro se destacou a alta dos pedidos de maquinaria para o setor da construção de navios, de 285%, assim como a das solicitações para o setor dos metais não ferrosos e o papeleiro, de 159,2% e 118,4%, respectivamente.

Em março só retrocederam as encomendas dos setores químicos (-32%), o do petróleo e do carvão (-31,1%), o da maquinaria elétrica (-20%) e o da alimentação e bebidas (-2,8%).

Já as encomendas de empresas não manufatureiras, o maior aumento de pedidos foi registrado em tal mês nas companhias elétricas, de 94,4%, e no das empresas de serviços de informação, de 31,7%, enquanto o setor do transporte e atividades postais viu cair os seus pedidos em e o imobiliário em 27,5%.

Os pedidos de maquinaria são considerados como um indicador da despesa de capital fixa das empresas japonesas nos seis meses seguintes.

Com Agência EFE Brasil

Total
0
Shares
Previous Article
Super mario color 810859 Foto Unknown min

Super Mario segue com importante legado na cultura do Japão

Next Article
Territorios do Norte Foto Pool Governo de Toquio 900x550 min

Rússia quer instalar cabos submarinos em ilhas disputadas com Japão

Related Posts