Número de mortos por fortes chuvas no Japão chega a 179

Porta-voz do Governo confirmou hoje as 179 mortes e advertiu que ainda há várias pessoas desaparecidas.
Chuvas torrenciais devastam o oeste do Japao Foto Reproducao Kyodo 11 07 2018 min

O número de mortos em consequência das chuvas torrenciais no oeste do Japão, que provocaram amplas inundações e deslizamentos na região, subiu para 179, até o momento, segundo dados oficiais revelados nesta quarta-feira (11) pelo Governo central do país, a medida em que equipes de emergência seguem as buscas por sobreviventes.

O secretário chefe de Gabinete e porta-voz do Governo japonês confirmou nesta manhã (hora local) as 179 mortes e advertiu que há várias pessoas desaparecidas na maior tragédia provocada por um fenômeno meteorológico no Japão desde 1982.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, que cancelou uma viagem a vários países da Europa e do Oriente Médio, partiu de Tóquio na manhã desta quarta rumo à província de Okayama, uma das mais afetadas, ao lado de Hiroshima.

Mais de 10 mil pessoas que abandonaram suas casas permaneciam em refúgios no centro e oeste do Japão até a terça-feira (10).

“Os 75 mil policiais, bombeiros, soldados das Forças de Autodefesa (nome do exército japonês) e da Guarda Costeira fazem o possível para ajudar os afetados, declarou o porta-voz do governo Yoshihide Suga.

As fortes chuvas registradas entre sexta-feira (6) e domingo (8) provocaram grandes inundações, ondas de lama e muitos danos, que deixaram vários moradores isolados, apesar das recomendações para que milhões de pessoas abandonassem suas casas.

As equipes de emergência prosseguem com as buscas a sobreviventes, embora as probabilidades de encontrar pessoas vivas sejam reduzidas, visto que a maioria dos desaparecidos se encontra entre destroços de casas destruídas e/ou soterrados pela lama. Se não fosse pela presença de placas em japonês, a cena seria similar a algo visto no Velho Oeste.

Fábricas de automóveis e de eletrônicos paralisadas
Grandes companhias japonesas com unidades na região oeste foram afetadas pelas chuvas, com a montadora Mazda Motor e a Daihatsu Motor, uma unidade de fabricação de automóveis da Toyota Motor, suspendendo as operações nas prefeituras de Kyoto, Hiroshima e Yamaguchi.

As empresas decidiram sobre as suspensões para garantir a segurança dos funcionários em meio à interrupção dos transportes por conta dos deslizamentos e inundações.

A Panasonic informou que adiou seu plano de retomar as operações na segunda-feira em sua fábrica de Okayama, uma unidade produtora de câmeras de vídeo profissionais. A empresa disse que segue avaliando os danos na fábrica que foi inundada pelas chuvas torrenciais, segundo a ‘Kyodo’, que informou nesta quarta-feira que o fornecimento de energia elétrica, de água e de gás em milhares de residências na região continua interrompido.

Mundo-Nipo
Fontes: AFP | Kyodo.

Total
0
Shares
Previous Article
Injecao Foto Stockvault 900x550 min

Enfermeira envenenou mais de 20 pacientes em hospital no Japão

Next Article
Espetaculo Terzuma com Taijyu Fujiyama Foto reproducao 900x550 min

Espetáculo Tezuma, ilusionismo tradicional japonês, chega ao Brasil

Related Posts