Confiança das grandes companhias do Japão cai no 2º trimestre

Apesar da queda, as companhias japonesas estimam que os negócios melhorem no próximo trimestre.
Fabrica da Toyota no Japao Foto AJW Images 900x600 30 03 2016
©Asahi Photos

O índice de confiança entre as principais companhias do Japão caiu no trimestre de abril a junho, resultado que representa a primeira queda nesse período em um ano, mostraram os dados de uma pesquisa do governo japonês e divulgada nesta terça-feira (12) pelo Escritório do Gabinete.

O principal índice que mede o sentimento das principais companhias japoneses ficou em 2 pontos negativos. O número indica que mais companhias sentem que os negócios pioraram em relação ao trimestre anterior, revela a pesquisa compilada pelo Ministério das Finanças do Japão.

O levantamento, que analisou aproximadamente 16 mil companhias, mostra a confiança negativa foi mais forte entre as empresas do setor de produção. Isso se deve ao aumento dos preços de matéria-prima para produção de peças do setor automotivo, explica o Ministério, apontando também o fraco desempenho das vendas de componentes para smartphones como motivo para a maioria das firmas no país avaliarem que as condições de negócios no país foram desfavoráveis no trimestre encerrado em junho.

Saiba mais
» Economia japonesa sofre a primeira queda desde 2015
» Confiança das indústrias do Japão tem primeira queda em 2 anos

Apesar disso, as principais companhias no país nutrem expectativa de que as condições de negócios no país melhorem já nos próximos meses. A previsão é de um índice de 6,9 pontos positivos para o trimestre de julho a setembro, enquanto a previsão para o período de outubro a dezembro é mais otimista, estimada em 7,9 pontos.

Mediante isso, a pasta das Finanças mantém a posição de que “a economia japonesa continua a se recuperar moderadamente”, já que os investimentos corporativos permanecem positivos.

Do Mundo-Nipo
Fontes: Nikkei Asian Review | Canal NHK World News.

Total
0
Shares
Previous Article
Notas e moedas de dolar Foto Shutterstock 900x550 11 01 2016

Dólar fecha em queda e volta ao nível de R$3,70

Next Article
Foguete H 2A leva satelite espiao japones Foto Twitter koumeiShibata 900x600 02 min

Japão lança novo satélite ‘espião’

Related Posts