Premiê japonês diz que está pronto para diálogo com líder norte-coreano

Abe quer resolver pendências como o sequestro de japoneses e desnuclearização da península coreana.
Shinzo Abe na Russia em setembro 2018 Foto Donat Sorokin TASS
©Donat Sorokin/TASS

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, afirmou que está preparado para dialogar diretamente com Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte. Porém, Abe ressaltou que, se o encontro acontecer, este deve ajudar a resolver o problema dos cidadãos japoneses sequestrados.

Durante seu discurso no Fórum Econômico Oriental, realizado em Vladivostok, Abe disse na presença dos presidentes de China, Xi Jinping; Rússia, Vladimir Putin; e Mongólia, Battulga Khaltma; assim como do primeiro-ministro da Coreia do Sul, Lee Nak-yeon, que é “absolutamente mandatório conseguir a desnuclearização completa da península coreana”.

“Todos, os presidentes Xi, Putin e eu, estamos de acordo quanto a isso”, disse o premiê japonês, que tem “grandes expectativas” sobre a próxima cúpula intercoreana viabilizar medidas concretas para a desnuclearização da península.

Japão e Coreia do Norte não têm relações diplomáticas, e um dos obstáculos principais para a normalização é o assunto das dezenas de casos de cidadãos japoneses sequestrados há décadas pelo regime norte-coreano, cuja resolução é uma prioridade política para o governo japonês.

A Coreia do Norte reconheceu em 2002 que durante anos sequestrou cidadãos japoneses para educar seus espiões no idioma e na cultura do Japão.

Abe também avaliou “o enfoque inovador” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao criar confiança mútua em negociações diretas com a Coreia do Norte e, ao mesmo, tempo exigir medidas para a desnuclearização em troca de um “futuro brilhante”. Dito isso, o primeiro-ministro japonês pediu a Pyongyang que “aproveite esta oportunidade”.

Com Agência EFE Brasil

Total
0
Shares
Previous Article
Japao goleia Costa Rica 11 09 2018 Foto Zimbio min

Com novo técnico, Japão goleia Costa Rica

Next Article
Manami Ito Toca violino com um braco Foto Reproducao min

Japonesa ‘sem braço’ emociona ao tocar violino com prótese

Related Posts