Um terremoto de magnitude 5,8 graus na escala Richter abalou a região de Tohoku, nordeste do Japão, na manhã deste sábado (hora local), informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), acrescentando que não houve risco de tsunami.
De acordo com a JMA, o terremoto ocorreu às 06h43 locais de sábado (19h53 de sexta-feira em Brasília), com epicentro registrado na costa da província de Miyagi, a uma profundidade de 60 quilômetros.
O abalo foi sentindo em uma ampla área da região, principalmente em Miyagi e Iwate, onde ao menos sete cidades registraram intensidade máxima de 4 graus na escala japonesa, que vai até 7 – o grau de magnitude equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.
O tremor também foi sentido na província de Fukushima, onde chegou atingir o nível 3 da escala japonesa.
A companhia ferroviária East Japan Railway suspendeu brevemente o serviço do trem de alta velocidade da linha Tohoku, entre as estações de Sendai e Morioka, enquanto as companhias elétricas que operam na região, a Tepco (Tokyo Electric Power Company) e a companhia de energia de Tohoku (Tohoku Electric Power), informaram que nenhuma atividade incomum foi detectada nas usinas nucleares da área.
Até o momento, autoridades locais não reportaram danos a edificações ou relatos de pessoas feridas em consequência do tremor. Contudo, a JMA adverte que poderão ocorrer réplicas (tremores secundários) na região.
O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.
*Para saber mais detalhes, como as cidades atingidas e suas respectivas intensidades na escala japonesa, visite a página com os dados do terremoto no site oficial da JMA.