Terremoto de 5,8 graus sacode o nordeste do Japão

O tremor provocou paralisação no serviço do trem-bala da linha Tohoku, entre as estações de Sendai e Morioka.
Terremoto de 58 atinge nordeste japoneses em 12 11 16 Foto JMA
O mapa mostra o epicentro do tremor e áreas afetadas (Foto: Reprodução/JMA)

Um terremoto de magnitude 5,8 graus na escala Richter abalou a região de Tohoku, nordeste do Japão, na manhã deste sábado (hora local), informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), acrescentando que não houve risco de tsunami.

De acordo com a JMA, o terremoto ocorreu às 06h43 locais de sábado (19h53 de sexta-feira em Brasília), com epicentro registrado na costa da província de Miyagi, a uma profundidade de 60 quilômetros.

O abalo foi sentindo em uma ampla área da região, principalmente em Miyagi e Iwate, onde ao menos sete cidades registraram intensidade máxima de 4 graus na escala japonesa, que vai até 7 – o grau de magnitude equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

O tremor também foi sentido na província de Fukushima, onde chegou atingir o nível 3 da escala japonesa.

A companhia ferroviária East Japan Railway suspendeu brevemente o serviço do trem de alta velocidade da linha Tohoku, entre as estações de Sendai e Morioka, enquanto as companhias elétricas que operam na região, a Tepco (Tokyo Electric Power Company) e a companhia de energia de Tohoku (Tohoku Electric Power), informaram que nenhuma atividade incomum foi detectada nas usinas nucleares da área.

Até o momento, autoridades locais não reportaram danos a edificações ou relatos de pessoas feridas em consequência do tremor. Contudo, a JMA adverte que poderão ocorrer réplicas (tremores secundários) na região.

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Para saber mais detalhes, como as cidades atingidas e suas respectivas intensidades na escala japonesa, visite a página com os dados do terremoto no site oficial da JMA.

 

Total
0
Shares
Previous Article
Samurai Summit 2016 Divulgacao

Província japonesa de Aichi promove megafestival de samurais

Next Article
Algemas "Japan Police" (Foto: Xpress Stock Photo/Montagem Mundo-Nipo) Todos os direitos reservados. 900x600 | 19/02/2016.

Homem é preso após levar corpo da namorada à pólicia de Tóquio

Related Posts