Notícias

Japão quer gerar energia elétrica a partir de hidrogênio até 2030

Foto: Stockvault

Governo visa usar o hidrogênio como principal fonte de energia alternativa do Japão em um futuro breve.

O governo japonês apresentou o esboço de um plano para construir o que ele chama de “sociedade movida a hidrogênio”. Segundo a emissora pública ‘NHK’, o objetivo é gerar até 2030 o equivalente a milhão de quilowatts de eletricidade a partir de hidrogênio, valor equivalente à geração de um reator nuclear.

Desde abril passado, o governo do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, vem promovendo debates sobre como promover a geração de energia usando o hidrogênio como fonte, o que é amplamente considerado uma forma ecologicamente responsável de produzir eletricidade.

O documento preliminar apresentado na última sexta-feira pela equipe de especialistas do governo mostra um plano para reduzir os custos tanto de aquisição como oferta dessa energia. Para tal fim, o governo promete estabelecer canais internacionais para garantir aquisições dos recursos usados na geração de hidrogênio, como o carvão, por exemplo.

Esses canais também viabilizarão a ajuda necessária para o desenvolvimento de tecnologia que possibilite o transporte eficiente de hidrogênio.

Segundo a ‘Kyodo News’, o documento apresentado estima que a comercialização da energia gerada a partir do hidrogênio ocorra por volta de 2030, com ambições de tornar essa fonte alternativa como a principal do país a médio prazo, estimando que aconteça na mesma década em que começar a ser gerada comercialmente.

O governo planeja ainda formalizar a aprovação do plano ainda neste mês de dezembro, conforme noticiou a ‘NHK’.